Quimica Propriedades Coligativas

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Propriedades Coligativas

Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independentemente da natureza dessas partículas.

Evaporação de líquidos puros

Líquidos mais voláteis do que a água, como o álcool comum, o éter comum, etc., evaporam-se mais intensamente, resultando maiores pressões máximas de vapor à mesmatemperatura. Logo, as curvas desses líquidos estarão, acima da curva de pressão máxima de vapor da água. O inverso ocorrerá  com líquidos menos voláteis do que a água (como, por exemplo, querosene, óleos vegetais e minerais, etc.). 
A maior ou menor pressão de vapor de um líquido depende das forças de intermoleculares.  Forças intensas, como as pontes de hidrogênio, “prendem” fortemente as moléculasumas às outras e, em  consequência, tornam o líquido menos volátil — isto é, com menor pressão de vapor, como é o caso da água. Forças pouco intensas, como as de Van der Waals, unem fracamente as moléculas umas às outras, tornando o líquido mais volátil — é o caso do éter comum.
Influência da quantidade de líquido ou de vapor presentes
É interessante notar que a pressão máxima de vapor de um líquido,a uma dada temperatura, não depende das quantidades de líquido e de vapor presentes, por exemplo, em um isqueiro a gás — o nível do líquido vai baixando com o uso; entretanto, enquanto houver líquido no interior do isqueiro (mesmo que seja em quantidade mínima), a pressão ali se mantém constante. 
Ebulição dos Líquidos Puros
O fenômeno físico onde uma substância passa do estado líquido paragasoso é a vaporização e pode ocorrer de duas maneiras:
- por evaporação, que é uma vaporização calma e ocorre somente na superfície do líquido;
- por ebulição, que é uma vaporização turbulenta, com a formação de bolhas em todo o interior do líquido.

Para que a ebulição aconteça, é necessário que a pressão do vapor (p0) existente no interior de cada bolha seja igual ou superior à pressão externa. Ora,a pressão externa sobre a bolha é dada pela soma da pressão atmosférica com a pressão da camada líquida acima da bolha. Uma vez que esta última é desprezível, podemos dizer que: “um líquido entra em ebulição quando a pressão máxima de seus vapores (p0) torna-se igual à pressão externa — que, no caso de um recipiente aberto, é a pressão atmosférica local”.

Ponto de Congelamento 
Esta propriedadepode ser chamada também de criometria ou crioscopia, é  uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuição da temperatura de congelamento do solvente é provocado pela adição de um soluto não-volátil em um solvente. Quando se compara um solvente puro e uma solução de soluto não-volátil , é possível afirmar que o ponto de congelamento da solução sempre será menor que o ponto de congelamento dosolvente puro.  Uma observação importante é que, quanto maior o número de partículas dissolvidas em uma solução, menor será o seu ponto de congelamento.
O fenômeno criométrico tem várias aplicações práticas:

• as fábricas de sorvete adicionam sal comum à água para poder resfriá-la muito abaixo de 0 °C, sem que a água venha a se solidificar; você mesmo poderá misturar gelo picado e sal comum everificar como a temperatura desce consideravelmente;

• em países frios, coloca-se sal comum (ou o cloreto de cálcio) em pontos perigosos de rodovias, no inverno, para evitar o acúmulo de gelo;

• em locais muito frios, durante o inverno, colocam-se anticongelantes (como, por exemplo, etilenoglicol) na água dos radiadores dos automóveis para evitar que, durante a noite, com o carro estacionado, a águavenha a se congelar no motor, arrebentando o radiador ou outras partes do motor (lembre-se de que a água, ao congelar-se, aumenta de volume). Com uma quantidade adequada de etilenoglicol, a água chega a congelar-se a 37 °C abaixo de zero.

Lei de Raoult

A Lei de Raoult foi constituída em 1887 pelo químico francês François Marie Raoult, e se define por estudar as pressões de misturas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE QUÍMICA PROPRIEDADES COLIGATIVAS
  • Trabalho de Quimica Propriedades Coligativas
  • quimica(propriedades coligativas)
  • Quimica : propriedades coligativas
  • Relatório Físico Química Propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!