Windows

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
COLÉGIO MANOEL MORATTO































Sumário

Introdução 1
Autor 2
Contexto histórico 3
A obra 4
Personagens 5
Enredo 6
Características românticas 7
Conclusão 8
Bibliografia 9



1. Introdução

O livro Iracema de José de Alencar, subtitulado Lenda do Ceará, é um romance indianista que pode sercitado como um dos melhores exemplos desse movimento, pois foca as características românticas ao mesmo tempo em que mostra os fatos históricos da época. Através de metáforas e comparações conta a triste história de amor entre a índia tabajara Iracema e Martim, colonizador português.

2. Autor

José de Alencar nasceu em 1° de maio de 1829, em Mecejana, Ceára. Era filho de José Martinianode Alencar e Ana Josefina de Alencar. Desde a infância José apreciava a leitura, a vida sertaneja e a natureza.
Em 1837, viajou, com seus pais, para Bahia. Depois seguiram para o Rio de Janeiro, onde frequentou o Colégio de Instrução Elementar.
Foi eleito Deputado Federal pelo Ceará e Ministro da Justiça, porém não conseguiu ser Senador, sua maior ambição.
E por não alcançarseu objetivo, abandonou a política e dedicou-se somente à literatura.
Ele utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.
É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que sua obra mais importante é Iracema. Outra obra também muitoimportante dentro desse estilo é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira. 
No ano de 1876, Alencar vendeu tudo o que tinha e viajou para a Europa com Georgina e seus filhos, buscando tratamento para sua tuberculose, e em 1877, morreu no Rio de janeiro, vítima da tuberculose.

3. Contexto histórico

O assunto do livro é a história da colonização do Ceará e oódio de duas nações inimigas: Os Pitiguaras e os Tabajaras. Os Pitiguaras habitavam o litoral cearense e eram amigos dos portugueses. Os Tabajaras viviam no interior e eram aliados dos franceses.
José de Alencar recorreu a circunstâncias históricas, como a rixa entre os índios Tabajaras e Pitiguaras e utilizou personagens reais, como Martim Soares Moreno e o índio Poti, que depois viria a adotar onome cristão de Antônio Felipe Camarão.




4. A obra

Obra é escrita  em  terceira  pessoa,  narrador onisciente, isto é,  um  narrador  que  caracteriza os personagens a partir do que pode observar de seus sentimentos e comportamento. A obra tem uma duplicidade temporal, uma seria a marcada pela natureza, a mudança de estações, e a outra seria o tempo cronológico, que seria durante oséculo XVII. Também é visto no livro a valorização da cor local. O autor usa de adjetivos para caracterizar as paisagens do Ceará. Ele apresenta a cor local brasileira quando se refere às praias, rios e florestas e ainda podemos ressaltar as referências de lugares como Porangaba e Mecejana. E por fim a obra retrata acontecimentos reais, como o domínio da coroa espanhola sobre Portugal e suascolônias.

5. Personagens

Iracema - Virgem dos lábios de mel
Martim – Primeiro colonizador portugues do Ceará.
Araquém – Pai de Iracema e pajé da tribo Tabajara. 
Andira– Velho guerreiro, irmão de Araquém. 
Caubi – Valoroso guerreiro Tabajara, irmão de Iracema. 
Irapuã – Chefe dos Tabajaras e inimigo de Martim, apaixonado por Iracema. 
Poti – Guerreiro Pitiguara, amigo de Martim. Jacaúna – Chefe dos Pitiguaras. 
Moacir – Filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho do sofrimento”. 
Baturité- O avô de Poti. Chama Martim de "Gavião Branco”

6. Enredo

No primeiro capítulo Alencar descreve a última “cena” do livro, na qual, depois da morte de Iracema Martim está indo embora do Brasil com seu filho, Moacir. “No segundo capítulo o autor começa a idealizar Iracema,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • windows
  • Windows
  • Windows
  • WINDOWS
  • windows
  • Windows
  • Windows
  • windows

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!