Responsabilidade Social

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE DE MATO GROSSO - FAMAT





RESPONSABILIDADE SOCIAL




ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS




Recursos Humanos 1° Período
Prof.ª : Graceliza Oliveira
Aluna: Diana Martins De Vasconcellos
RA: 9906107836



CUIABA/2014

DIANA MARTINS DE VASCONCELLOS





RESPONSABILIDADE SOCIAL







Trabalho apresentado ao cursode Recursos Humanos da FAMAT da Anhanguera Educacional S.A., como requisito para a obtenção de nota do 1º semestre do curso.








CUIABÁ/2014
SUMÁRIO





INTRODUÇÃO........................................................................................................... 3
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL.............................................................4
AIMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL............................ .........5
EMPRESAS QUE DESENVOLVEM RESPONSABILIDADE SOCIAL................6
CONCLUSÃO..............................................................................................................8
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................... .................9












INTRODUÇÃOAtravés da convergência entre metas econômicas e sociais, emergem os modelos de organizações preocupadas com a elevação do padrão de qualidade de vida de suas comunidades. Estas organizações cidadãs desenvolvem o processo denominado responsabilidade social.
O movimento denominado responsabilidade social orienta o aparecimento de alguns novos conceitos e tendências profissionais quesolicitam reflexões.
Diante dessas considerações, são objetivos do estudo apresentados:
Conceituar responsabilidade social;
Compreender a orientação e a importância da responsabilidade social processada nas organizações da sociedade;
Alguns exemplos de empresas desenvolvem responsabilidade social.


























O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?



Aresponsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio dacoletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).
Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes ou nuances. Assim, conceitos novos muitas vezes complementares, distintos ou redundantes são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC),Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).
A chamada RSC (Responsabilidade Social Corporativa) é, na maioria dos casos, conceito usado na literatura especializada, sobretudo para empresas, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários. O conceito de RSE (Responsabilidade SocialEmpresarial), ainda que muitos vejam como sinônimo de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários (stakeholders), envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção deuma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.
Por fim, o conceito de Responsabilidade Social Ambiental (RSA), talvez mais atual e abrangente, ilustra não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. Independentemente de que linha ou conceituação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social
  • responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!