VT 3 PER ODO

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
 “SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PRESERVAÇÃO DO BEM JURÍDICO PÚBLICO”
Lilian de Castro, Juliana, Joyce, Ramon, Anderson, Josilene dos Santos Werneck, Michel, Ludmila, Livia, Myllena e Karla*
Prof.ª Patrícia **
“Que assumamos o dever de lutar pelos princípios1 éticos mais fundamentais como do respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vidados pássaros, à vida dos rios e das florestas.”
Paulo Freire – Pedagogia da Indignação.

RESUMO
.

Palavras Chave:

1- INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo a conscientização, principalmente da sociedade, no geral, a respeito da preservação.....
Este problema não se restringe somente ao Brasil, é uma crise mundial que tende a piorar se o problema continuar a caminhar a passos largos, comoatualmente.
A Agenda 21, em seu capítulo 1, faz as seguintes referências:

A humanidade encontra-se em um momento de definição histórica. Defrontamo-nos com a perpetuação das disparidades existentes entre as nações e no interior delas, o agravamento da pobreza, da fome, das doenças e do analfabetismo, e com a deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem-estar [...]

Com essetrecho da Agenda 212 podemos observar que o ser humano foi, e é um dos fatores fundamentais de alteração dos sistemas naturais, durante todo o processo de desenvolvimento da humanidade. Os avanços tecnológicos dos homens, em todas as áreas do conhecimento e atuação, inclusive cotidiana, implicaram em um desarranjo considerável no equilíbrio da natureza, podendo comprometer a própria espécie.Analisamos que a sociedade tinha uma visão deturpada sobre a relação entre a natureza e os homens. Desenvolvida até século XIX, vinculadas ao processo capitalista de Marx, a natureza e a sociedade não poderiam ser pólos aditivos, os pensadores da época as consideravam excludentes, tendo a fonte natural tão somente como um objeto, fonte ilimitada de matéria, da qual poderia ser retirado tudo o que ohomem desejasse.
Para Eugéne, 1999, em Ecologia,3 existe uma problemática. A sociedade atual faz uso exacerbado dos recursos naturais a fim de suprir as necessidades para sua própria sobrevivência e, também, para desenvolver as atividades lucrativas e a sociedade. O ponto é que muitos acham que o crescimento da humanidade não está ligado ao crescimento da natureza, porém, precisamos da mesma parasatisfazer as nossas mais vitais necessidades, sendo ela o fator principal para nossa existência.
Tendo ____________ como um Bem Jurídico Público, é dever de todos zelar pelo seu bom uso, isto está no artigo 225 da Constituição Federal de 1988 que diz que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se aoPoder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Diante do exposto, é dever do governo, mas principalmente da sociedade, defender e preservar os recursos para as presentes e futuras gerações e não é isso que podemos observar, principalmente nas residências, onde consta-se o mais alto índice de desperdício de água.
Pretendemos ser úteis comrelação ao esclarecimento do bom uso da água e alertar as conseqüências de um planeta sem o seu principal recurso, fonte de vida.

2- MEIO AMBIENTE
De acordo com o bacharel em Direito, Rômulo Sampaio3 em “Direito Ambiental” de Janeiro de 2011, o grande responsável pelo desencadeamento brusco do uso ilimitado dos recursos naturais tem origem com a Revolução Industrial, tendo em vista o uso exageradodos mesmos, sem qualquer discriminação por uma sociedade cada vez mais consumista. Esse comportamento faz com que comecem a ser observados os danos causados à natureza, tornando-se crescente a conscientização com a preservação do Meio Ambiente e da própria existência da vida no planeta. A partir daí começam a surgir a necessidade de se repensar na forma com que o ser humano vem se desenvolvendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ementa 3 Per Odo
  • Resumos 3 Per Odo
  • Question rio 3 Per odo
  • ATC TIDIR 3 Per odo
  • 3 per odo trabalho individual
  • Trabalho UNPAR GRUPO 3 PER ODO
  • F SICA EXPERIMENTAL 3 Per Odo AV2
  • Portif Lio Rodrigo Barbosa 3 Per Odo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!