GIRASSOL

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
GIRASSOL
O girassol, planta originária da América do Norte, pertence à família das Compositae, é cultivado em várias partes do mundo e apresenta atualmente cerca de 18 milhões de ha plantados. 
No Brasil o crescimento da cultura com relação à área plantada está em ascendência há pelo menos três safras. A área plantada em todo o país não passava de 5 mil hectares há apenas dois anos, e aumentoupara 22 mil na safra 97/98. Só no estado de Goiás, o crescimento somou 6 mil ha. No ano agrícola 98/99 a área plantada continuou em ascensão e chegou a 82 mil ha, com 65 mil na região Centro-Oeste onde o estado de Goiás já responde por 34 mil ha. Se o avanço da cultura observada nos últimos anos se confirmar, a projeção de área cultivada para o ano 2000 em todo o País já é aproximadamente de 160mil ha.
Pragas do Girassol
Grande parte das pragas observados na cultura do girassol até o momento já são conhecidas em outras culturas. E é por isso que o manejo e controle se tornam mais fáceis. Falta, no entanto, definir - pelo menos para a maioria das espécies - os níveis de danos no qual a queda da produção é significativa.

As espécies de pragas mais importantes do girassol variam deacordo com a fase de desenvolvimento da cultura. O combate é mais problemático durante a floração, pois, além da dificuldade para a entrada de máquinas devido ao porte alto das plantas, deve-se evitar o uso de inseticidas prejudiciais aos polinizadores, especialmente as abelhas e inimigos naturais. 

Na fase inicial da cultura as pragas mais importantes são o percevejo castanho, lagarta roscae algumas larvas de besouros como vaquinha e besouro do capítulo. Depois do estabelecimento da cultura até a floração, os maiores danos são causados por lagartas desfolhadeiras como a falsa medideira, lagarta da soja e lagarta do algodão, além de besouros, entre eles a vaquinha. Na fase de frutificação os percevejos e besouro do capítulo são as pragas mais importantes.
Besouro Chrysomelidae:Aestylus variegatus – Várias espécies de besouros da família Chrysomelidae são pragas de culturas. A maioria ataca as raízes na fase de larva e danifica as folhas na fase adulta. Esta espécie é observada, com mais freqüência, atacando as folhas e caule do girassol. No entanto, é importante ficar atento para a possibilidade do ataque também às raízes e sementes durante o plantio.

Vaquinha ou Patriota:Diabrotica speciosa - A vaquinha
é uma das várias espécies de pequenos besouros pertencentes à família Chrysomelidae, e são pragas importantes nas fases de larva e adulta. Para o girassol, em particular, os adultos continuam sendo os mais importantes. Eles atacam folhas, caule e capítulo, porém, as larvas também devem ser monitoradas pois a exemplo de outras culturas como o milho, podem setornar prejudiciais se atacarem as raízes.

Percevejo Castanho: Scaptocoris castanea - É uma praga polífaga que tem aumentado sua ocorrência em certas regiões. É de difícil controle e pode causar grandes prejuízos. O monitoramento do solo por ocasião do preparo é a maneira mais adequada de prevenção. O controle é bastante difícil devido à profundidade em que podem permanecer no solo. E deve serpreventivo por ocasião do plantio, com tratamento das sementes ou no sulco, embora nenhuma das medidas de prevenção seja completamente eficaz. Em solos com histórico da presença do percevejo castanho, recomenda-se o preparo com aração e gradagem. É importante, igualmente, evitar plantas daninhas durante o ciclo vegetativo da cultura e entre-safra.

Percevejo Verde: Nezara viridula – Ao contrário da soja- planta hospedeira principal desta espécie-não tem sido observado atacando a semente (aquênio) do girassol, mas sim o caule. Como a população deste percevejo é maior entre os meses de dezembro e março e o plantio do girassol geralmente é feito em fevereiro, o maior cuidado deve ser tomado nos primeiros 30 dias após a germinação. Além disso, este é o período de maior vulnerabilidade da cultura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Girassol
  • girassol
  • Girassol
  • Girassol
  • girassol
  • Girassol nutricao
  • Genótipos de girassol
  • Girassol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!