voto aos 16 anos

Páginas: 3 (666 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Voto aos 16 anos : Direito e responsabilidade.

 
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”
(George Bernard Shaw)
 
          O voto aos 16 anos foiuma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição de 1988. Entre o fim da década de 1980 e o início da seguinte, estudantes e jovens, de um modo geral, demonstravam interesse na vidapolítica nacional e desejo de se manifestar, por meio do voto, sobre os rumos do país. No entanto, essa vontade de participar tem diminuído. Mesmo amparados pelo artigo IV da Constituição Federal, quegarante aos maiores de 16 anos o direito ao voto, na prática, nem sempre isso acontece. Há cinco anos havia 3,6 milhões de eleitores de 16 e 17 anos no Brasil. Em 2008 o número chegou a 2,9 milhões,redução de 19%. Uma pesquisa do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) mostra que os adolescentes vêm demonstrando pouco interesse em comparecer às urnas. No estado, de cada três adolescentesde 16 e 17 anos, um tirou o titulo de eleitor. Em Belo Horizonte, o interesse foi menor: um entre quatro adolescentes se inscreveu na Justiça Eleitoral.
          Se números assim permitem constataro desinteresse do jovem no exercício de um direito seu, é o caso de perguntar as razões desse fato. Por que os jovens parecem ter perdido o interesse pela política? O que explica o crescente númerode jovens que não faz questão de tirar o título de eleitor e de votar? Alguns dizem que não se sentem preparados para exercer o voto ou veem o descaso e a falta de compromisso dos políticos brasileiroscomo um dos principais motivos para seu desinteresse em votar.
         Entendemos que o objetivo da Lei é dar ao jovem cidadão a oportunidade de escolher representantes, mas por outro lado,obriga-o a votar mesmo sem que haja o desejo. Para muitos, este é um fator que possibilita o voto sem responsabilidade e consciência e favorece a compra e venda de votos. Dessa forma é fundamental também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Voto aos 16 anos
  • Maioridade penal aos 16 anos
  • A reduçao da maioridade penal para 16 anos
  • A Utopia da Maioridade Penal aos 16 anos
  • Fotografia Aniversário
  • Ação popular ambiental por menor de 16 anos
  • REDES SOCIAIS: Desenvolvimento 11-16 anos
  • Francisco da Silva, menor com 16 anos completo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!