Vocação de Maria

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Vocação de Maria


Diz São Paulo: Jesus foi "igual a nós em tudo, menos no pecado".

Ele morreu por nós pregado numa cruz para que pudéssemos ter ncvamente a vida que jamais acabará, a vida divina! E ainda mais: Ele vive e quis ficar presente no meio de nós para que nunca nos sentíssemos abandonados, sozinhos. Ele está na Igreja, com a luz e a força do Espírito Santo para nos iluminar eencorajar ao longo do caminho.

Como foi possível isto?

"Deus enviou seu Filho que nasceu de uma mulher" Gl 4,4

A Bíblia nos conta que uma jovem de Nazaré foi chamada para ser a Mãe de Jesus, o Filho Deus. E Lucas, o evangelista da infância de Jesus, narra como isto se deu, e qual a resposta dessa jovem judia, que nunca sonhava tão alto. Depois que o anjo diz: " O Filho que de ti nascer será chamadoFilho do Altíssimo e o Espírito Santo descerá sobre ti..." Maria responde: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra (Lc 1, 35-38).

POR QUE A DEVOÇÃO A MARIA?

Maria é a padroeira dos diferentes povos espalhados por todo o mundo. Em cada país Maria tem um título e sua história própria misturada com a história do povo. E todos são o rosto de Maria, "projeção" do rostosofrido do povo e ao mesmo tempo desejo de restauração da vida. Maria é mulher das dores, é símbolo de resistência contra toda opressão.

Na "dogmática" popular, a intimidade com Maria é maior que com Jesus devido a circunstâncias históricas do passado e também a uma questão de origem antropológico-cultural-psicológica, que precisaria de uma análise mais profunda.

Quando Constantino reconheceu ocristianismo como religião oficial, Jesus foi ficando assim sua figura mais próxima dos detentores do poder desse mundo e, conseqüentemente, mais longe das massas. Daí a aproximação da figura de Maria. A ela conferem seus segredos; Ela é capaz de ouvi-los e guardá-los em seu coração. Ela anda com o pobre, entende o problema das mulheres, mesmo os mais íntimos. Maria sabe das dores das mulheres e porisso não se escandaliza com nada.

Em Maria é, sobretudo, a dimensão da maternidade que é valorizada pelo povo, aliás, também pela tradição institucional das Igrejas cristãs. A maternidade aproxima Maria do povo.

Maria é então a "santa", a "mãe", "minha mãe do céu", a pessoa para o povo. Para ela se orientam os desejos não satisfeitos, os pedidos, os temores e as incertezas.

MARIA, LIBERTAÇÃO OUALIENAÇÃO?

Maria não é uma mulher passivamente submissa ou de uma religiosidade alienante. Maria é uma mulher forte e corajosa que invoca a justiça de Deus sobre os opressores dos pobres.

É uma mulher comprometida e conseqüentemente toma partido. Deus não luta de ambos os lados. Deus e Maria se colocam ao lado daqueles cuja dignidade tem que ser recuperada e cuja justiça tem que ser realizada.Ao longo dos quinhentos anos de colonização das Américas, Maria sempre foi invocada e usada pêlos colonizadores como ícone de dominação. Estes traziam consigo imagens de uma Maria europeia que nada tinha a ver com nossa realidade latino-americana.

Mas como dizia, Maria não compactua com os poderosos, e desde o princípio da colonização já se colocou ao lado dos pobres e oprimidos, quando semanifesta a Juan Diego e pede ao índio um templo. Parece estranho, mas não é. Na verdade Maria quer fazer morada em solo indígena, ela quer ser indígena. Assim se torna divindade nativa, disposta a acolher os pedidos dos nativos e socorrê-los em suas dificuldades.

Em nosso solo brasileiro, não é diferente. Às margens do rio Paraíba, três pescadores encontram uma pequena imagem e passam a render-lheculto. Estes, na sua pequenez, reconhecem na humilde imagem a presença da mãe que se solidariza com o sofrimento dos pobres.

Interessante notar que a imagem que havia sido jogada nas águas, segundo pesquisadores, era uma virgem branca. A imagem encontrada é negra, as águas do rio a tornaram da cor do povo maltratado. Pobres e pescadores a recolheram em suas redes, e ela renasceu dando mais força...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vocação
  • Vocação
  • Vocação
  • vocação
  • Vocação
  • Vocação
  • Vocacao Hereditaria
  • Maria Maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!