Vitamina k

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO: FARMÁCIA – 7º PERÍODO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
PROFESSORA: ROSSANA PIERANGELI GODINHO SILVA














VITAMINAS:
VITAMINAK




CAROLINE DIAS
ISABELLA DE BRITO
ISADORA GONTIJO
LUANNA FERREIRA













PATOS DE MINAS
2012
As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em pequena quantidadenos alimentos, tendo por finalidade a participação em variadas reações metabólica controlada por enzimas e coenzimas. São indispensáveis ao funcionamento do organismo na forma de co-fatores. Oorganismo humano promove a síntese de algumas vitaminas, necessitando, no entanto, do suprimento alimentar.
As vitaminas ocorrem na natureza como tal ou sob a forma de precursores, que são ingeridos atravésdos alimentos. As microquantidades necessárias variam em função da idade, sexo, estado fisiológico e atividade física do indivíduo. A necessidade é aumentada nos processos de crescimento, gestação,lactação, condições de esforços intensos e na ocorrência de determinadas doenças. Podem ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis, segundo as características físico-químicas e propriedadesfisiológicas.
Dentre as vitaminas lipossolúveis encontra-se a vitamina K, que foi descoberta em 1929 por Henrik Dam, em 1939, Dam e Doisy, determinaram sua estrutura: 2 metil-3phytyl-1,4naftoquinona. Avitamina K encontrasse em alimentos animais e vegetais, com a maior concentração em folhas verde escura. As formas da vitamina K são:
- Filoquinona (vitamina K1) que é a forma predominante, presentenos vegetais, sendo os óleos vegetais e as hortaliças suas fontes mais significativas.
- Dihidrofiloquinona (dK), formada durante a hidrogenação comercial de óleos vegetais.
- Menaquinona (vitaminaK2), sintetizada por bactérias, podendo variar de MK a MK (série de vitaminas designadas MK-n, sendo n o número de resíduos isoprenóides). Presente em produtos animais e alimentos fermentados.
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitamina K
  • Vitamina H e vitamina K
  • Vitamina K
  • vitamina K
  • Vitamina k
  • Vitamina k
  • Vitamina e e k
  • Vitamina K

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!