vitamina k

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
Introdução
Este trabalho foi elaborado com a intenção de explicar que a vitamina K atua como uma coenzima de várias proteínas envolvidas na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.
A sua descoberta foi casual, devido a ocorrência de hemorragias e lenta coagulação em pintinhos. O nome da vitamina K deriva da palavra “koagulation”.
A vitamina K é formada por um grupo de compostos. Afiloquinona (vitamina K1) é de origem vegetal. As menaquinonas (vitamina K2), formadas por um grupo de compostos com diferentes unidades isoprênicas, são sintetizadas nos animais pelas bactérias e, consequentemente, encontradas em carnes, peixes e produtos fermentados. A menadiona (vitamina K3), não ocorre normalmente na natureza, mais possui atividade em vertebrados, pois é convertida a menaquinonaMK-4 por bactérias, sendo biologicamente ativa.
Vitamina K
Histórico
Em 1929, Henrik Dam, ao pesquisar a importância do colesterol no metabolismo das aves, observou que, inexplicavelmente, pintos que ingeriam rações cujos esteróides foram extraídos foram extraídos com solventes apolares desenvolvendo hemorragias sob a pele, no músculo, e em outros tecidos e apresentaram coagulação sanguínea lenta.McFarlene e colaboradores e Host e Halbrooks, em 1931, também observaram um defeito na coagulação em pintos que foram alimentados com rações de peixe e carne que passaram por um processo de extração com éter. Dam, em 1935, continuou a estudar a distribuição e a solubilidade lipídica dos compenentes ativos em vegetais e animais, e concluiu que nenhuma das vitaminas conhecidas na época eramresponsáveis pela doença hemorrágica, e denominou esse novo fator lipossolúvel de vitamina K, que vem da palavra Koagulation.
Estrutura Química da Vitamina K
O termo vitamina K é um nome genérico usado para designar todos os compostos que possuem atividade co-fator para y-glutamilcarboxilase.
Os compostos de vitamina K possuem estrutura de naltoquinona e diferem entre si na cadeia lateral do carbono naposição 3.
De acordo com a IUPAC-IUB de 1975, o termo vitamina K é usado para descrever genericamente a 2-metil-1,4-naftoquinona, e todos os derivados desses compostos que apresentam atividade anti-hemorágica.
O composto 2-metil-3-feni-1,4-naftoquinona é a vitamina K, ou filoquinona, que é sintetizada em plantas verdes, nos cloroplastos. A filoquinona tem uma cadeia lateral com 20 carbonos, e asua forma natural é o isômero trans. A filoquinona sintética geralmente possui uma mistura de isômeros cis e trans, mais somente o trans é responsável pela atividade da vitamina.
O termo vitamina K2 ou menaquinona designa uma série de compostos sintetizados por bactérias, que possuem cadeia lateral insaturada, sendo que os mais comuns possuem a cadeia composta de 6 a 10 unidades isoprênicasinsaturadas. A principal menaquinona possui 7 unidades isoprênicas, denominada menaquinona-7 ou vitamina K2.
A vitamina K3, 2-metil-1,4-naftoquinona, é conhecida como menadiona, que não é um composto naturalmente encontrado na natureza, mais é facilmente convertida à MK-4 nos tecidos dos animais, tornando-se ativa biologicamente.
Farmacocinética
A vitamina K requer bile e suco pancreático para asua absorção.
Essa vitamina é solubilizada nas miscelas do duodeno e absorvida no intestino delgado. A filoquinona ingerida entra no sistema circulatório praticamente inalterada, via sistema linfático, associada aos quilomícrons. A vitamina K entra no fígado através da endocritose dos quilomícrons, onde é incorporada às lipoproteínas de baixíssima densidade, e distribuída aos tecidos vialipoproteínas de alta densidade. O fígado acumula a filoquinona ingerida apresentando-a em altas concentrações. Concentrações significativas de vitamina K são encontradas no coração e em outros tecidos.
O sistema linfático é o meio de transporte da vitamina K para o intestino. Não há proteína ligadora específica para a vitamina K.
A vitamina K é rapidamente metabolizada no fígado, dando orgem a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitamina K
  • Vitamina H e vitamina K
  • Vitamina K
  • vitamina K
  • Vitamina k
  • Vitamina k
  • Vitamina k
  • Vitamina e e k

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!