VINAGRE

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
DETERMINAÇAO DO TEOR DE ACIDO ACETICO (ACIDEZ TOTAL) VINAGRE

Fazer um breve pesquisa sobre o vinagre(amostra)
O vinagre é um alimento conhecido desde a Antiguidade e seu nome, provém dofrancês, vinaigre, ou vinho azedo. É um líquido aquoso, claro, podendo ser incolor ou apresentando a cor da matéria prima que lhe deu origem. O conteúdo de solutos depende dos componentes da matéria primautilizados na fermentação. Entre suas principais aplicações, encontra-se seu uso como condimento, aromatizante, conservante e medicamento.
O ácido acético é o principal componente dos vinagres quaisquerque sejam o substrato alcoólico precedente e sua concentração é expressa em graus acéticos (gramas de ácido acético por 100 mL de vinagre). A acetificação não é capaz de fornecer altas concentraçõesdeste ácido já que o mesmo inibe o crescimento das bactérias acéticas.
O ácido acético e um ácido fraco, Ka de 1,8 x 10-5, apresenta-se como um líquido incolor, com odor característico de vinagre. Étotalmente solúvel em água, álcool etílico e na maioria dos solventes orgânicos, amplamente ujsado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) densidade 1,053 g/mL ou emsoluções de diferentes concentrações. Na indústria alimentícia é consumido como vinagre, que é uma solução diluída de ácido acético glacial (3,5 a 8% m/v).
Existe algum interferente na amostra para o métodoanalítico usado?

As características de vinagres estão definidas nos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. orgânicos. Portanto, asinterferências da amostra são desprezíveis.
O vinagre é uma solução de acido acético (CH3COOH) em água, de concentração rotulada entre 4e 8 %, é um ácido cuja percentagem em massa pode serdeterminada por titulação com uma solução de hidróxido de sódio, conforme a reação abaixo.
CH3COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3COONa (aq) + H2O (l).
Como sua concentração será determinada por titulação as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vinagre
  • Vinagre
  • vinagre
  • vinagre
  • vinagre
  • vinagre
  • Vinagre
  • vinagre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!