Vigiar e punir resumo

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
Para Foucault, o poder não é uma coisa, nem uma propriedade. Exemplo: rede elétrica, em que só a estação central não basta, os fios que ligam as casas, são fundamentais também. Os fios são como asrelações das pessoas, que se interligam.
O Poder é então, uma rede de relacionamentos, em todos os lugares e condições sociais, há sempre relações de poder.

Associamos o poder a punição,antigamente era comum o poder ser exercido através da força física, da dor. Era oq acontecia no ritual do suplício.
O Suplício é a produção diferenciada do sofrimento, utilizado para marcação das vitimas ea manifestação do poder de punir. Ou seja, é um ritual publico de dominação pelo terror.
Usado como principal forma de punição durante a idade média até o sec. XVIII.

O objetivo maior do suplícioera conservar e intensificar a força do soberano, e não de “devolver” a alguém o mal que ele causou ao corpo social.
Porém, na segunda metade do sec. XVII se intensificaram as manifestações contra osuplício, era preciso então, buscar outras formas de punir.

Com o nascente capitalismo, os crimes contra propriedade pareceram prevalecer sobre os crimes violentos. Um movimento global fez derivaros ataques ao corpo para os ataques aos meios. A passagem da criminalidade, do derramamento de sangue para as fraudes, faz parte de um complexo mecanismo, onde figuram, o desenvolvimento da produção,o aumento das riquezas e uma valorização jurídica e moral das propriedades.

Os reformistas idealizaram a pena perfeita, a chamada pena de efeito ou pena de representação. Onde as penalidades eramverdadeiros rituais de exibição, com o objetivo de demonstrar ao corpo social que o criminoso estava sendo punido e principalmente, dar exemplo aos que assistiam.

sobre a disciplina
antigamente,o soldado ideal era aquele que já nascia com o dom, mas hoje, o soldado é produzido a partir de qualquer corpo. Assim, descobre-se o corpo como objeto do poder. Não se trata de usar o corpo a grosso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Vigiar e Punir
  • Vigiar e Punir
  • Resumo do livro vigiar e punir
  • resumo vigiar e punir
  • Resumo do livro vigiar e punir
  • Resumo
  • Resumo Vigiar e Punir
  • Resumo de vigiar e punir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!