View

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
Filosofia e Democracia
“ É numa sociedade democrática e pacífica que são maiores as probabilidades de se assistir ao desenvolvimento de um grande interesse pela argumentação. (...) A argumentaçãonão decorre de uma verdade imposta, mas de uma convicção a estabelecer. Aliás, é mais uma questão de consenso do que certeza. Do mesmo modo, a argumentação não pode exercer-se num sistema ditatorial outotalitário; de resto, ela só faz plenamente sentido numa sociedade igualitária ou, pelo menos, pluralista, em que as decisões são tomadas coletivamente. De igual modo, a argumentação exige a renúnciaà força, à violência, ao confronto bélico. É certo que só há argumentação quando há desacordo, mas ela impõe uma resolução do desentendimento por meio da discussão, do debate discursivo, em vez doconfronto bélico.”
(P. Breton, G. Gautier)

“Advento da Polis, nascimento da Filosofia; entre as duas ordens de fenómenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional nãoapareça, nas suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da Cidade grega.
(…) De facto, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, se constituiu e seformou. A experiência social pôde tornar-se, entre os gregos, o objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos.
(…) Assim se destacou e se definiu umpensamento político, exterior à religião, com o seu vocabulário, os seus conceitos, os seus princípios, as suas teorias. Este pensamento marcou profundamente a mentalidade do homem antigo; caracterizauma civilização que não deixou de considerar a vida pública como o coroamento da atividade humana. Para o grego, o homem não se separa do cidadão; a phrónesis, a reflexão, é o privilégio dos homenslivres que exercem correlativamente a sua razão e os seus direitos cívicos.
(…) Quando nasce em Mileto, a Filosofia está enraizada nesse pensamento político cujas preocupações fundamentais traduz e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E-views
  • tela view
  • Quick view
  • Terra View
  • Dating, christian view!
  • Model View Controller
  • Model-View-Controller
  • Geoprocessamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!