E-views

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
E V i e w s
(Versão 2.0)

Software Econométrico

COMANDOS BÁSICOS


1. INTRODUÇÃO

Este manual é bastante simplificado e visa apenas habilitar você a utilizar o programa Eviews para aplicar as técnicas básicas de Análise de Regressão Linear aprendidas no curso de Econometria.

Apesar do Eviews ser muito “amigável”, dispondo de vários menus de comandos para sua utilização, nósiremos aprender aqui como usar a linguagem de comandos. Este é um meio em geral mais rápido de usar o Eviews.

2. INSTALANDO E ENTRANDO NO EViews

A instalação do Eviews usa três disquetes, numerados 1, 2 e 3. Tenha–os à mão para comecar a instalação.

a) Ligue o computador e espere o Windows 95/98/2000 inicializar;

b) Coloque o disquete 1 no drive A (sem a proteção contra gravação nodisquete ativada).

c) Clique em Iniciar e depois em Executar. Na janela caixa de diálogo que vai aparecer, digite no camo ao lado de Abrir o seguinte:

A:\setup e clique em ou digite

d) Siga as instruções que aparecem na tela.


2. ENTRANDO NO EViews

Depois de instalado, você pode entrar no Eviews. Para tanto, clique em Iniciar, depois em Programas e selecione a opção EconometricViews. Dentro desta opção, clique em Eviews.

Aparecerá, então uma janela com um menu principal na primeira linha. Logo abaixo do Menu Principal, está uma faixa branca, que é o editor de linguagem de comandos. Esta área branca é que iremos usar ao longo deste manual, para digitar os comandos necessáros para usar o Eviews em uma análise econométrica.

Após cada comando que você digitar noEViews, sempre aperte a tecla para entrá-lo. Atente para o fato de que, nos exemplos de comandos a seguir, assume-se que você irá apertar logo após digitar o comando pelo teclado.


3.SAINDO DO EViews

Para sair do EViews, basta digitar o comando EXIT em uma linha vazia da área branca.



4. COMANDOS

CREATE - cria a sessão de trabalho (worksheet) com o EViews, definindo se osdados estarão datados anualmente (yearly), trimestralmente (quarterly), mensalmente (monthly) ou sem ser na forma de série de tempo, isto é não datados (undated). Ao digitar CREATE, aparece uma caixa de diálogo com as opções respectivas: para selecionar uma delas, clique no losango associado à opção que você quer. A caixa de diálogo também pede o primeiro e o último período, no caso dos dadosdatados. Clique em OK, quando terminar.

DATA - permite entrar os dados que serão analisados, isto é, as observações correspondentes às variáveis Y (dependente) e Xs (independentes). Você pode dar às variáveis que definir o nome quiser, com a restrição de que os nomes tenham no máximo seis caracteres alfanuméricos (letras ou números). Nos exemplos apresentados aqui, note que damos o nome de Y àvariável dependente e de X2, X3, etc., às variáveis independentes.

Exemplo:

DATA Y (Entra dados para a variável Y apenas)
DATA Y X2 X3 (Entra dados para as Y, X2 e X3)

SHOW - mostra os dados entrados na tela, para você poder verificar se eles foram digitados corretamente.

Exemplo:

SHOW Y X2 X3

SAMPLE - define o intervalo de dados da amostra que será o utilizadopara o cálculo dos parâmetros e outras estatísticas. O modo como você irá usar este comando dependerá da opção que usou no comando CREATE, conforme os exemplos a seguir.

Exemplo:

SAMPLE 1 10 (Undated: da 1a. à décima observção)
SAMPLE 79 92 (Yearly: dos anos de 79 a 92)
SAMPLE 79.1 92.3 (Quarterly: do 1o. trim/79 ao 3o. trim/92)
SAMPLE 79.01 92.12 (Monthly: de jan/79 a dez/92)SAVE - permite salvar a sessão de trabalho, isto é, as variáveis definidas com os respectivos dados e o último intervalo de SAMPLE especificado. É recomendável acionar este comando logo após se completar a entrada de dados, após a definição de novas variáveis e antes de sair do EVIEWScom o comando EXIT. A vantagem de usá-lo é não precisar fazer isto tudo novamente. Você deve dar um nome (até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • View
  • tela view
  • Quick view
  • Terra View
  • Dating, christian view!
  • Model View Controller
  • Model-View-Controller
  • Geoprocessamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!