VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTO DA CULTURA DO QUIABO EM 1000 m2

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
center9525
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE IPAMERI
AGRONOMIA
VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTO DA CULTURA DO QUIABO EM 1000 m2
Docente: Andrécia CómemAcadêmicos: Danilo Jordão Vaz, Estela Pádua Silva,
Jonaildo Martins de Carvalho e Luana Martins Pires
IPAMERI-GOIÁS-BRASIL
SETEMBRO-2014
DANILO JORDÃO VAZ
ESTELA PÁDUA SILVA
JONAILDO MARTINS DE CARVALHO
LUANAMARTINS PIRES
VIABILIDADE DE EMPREENDIMENTO DA CULTURA DO QUIABO EM 1000 m2
Trabalho apresentado à matéria de Economia Rural pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universidade de Ipameri, como composição de nota para 1ª VA.

Introdução
O quiabo se caracteriza como uma cultura versátil visto que aproveita outras partes da planta além dos frutos. Como no caso das sementes que possuem altosteores de óleo excelente para consumo; das folhas que são forrageiras, podendo ser usadas para a alimentação bovina; da casca do caule de onde se extraem fibras que adicionadas às de outras plantas podem formar tecidos de ótima qualidade, sendo também utilizadas na fabricação de papel (OLIVEIRA, 2008).
“Ciclo de aproximadamente 70 a 80 dias e em condições ideais de cultivo pode chegar a produzir de15 a 20 mil quilos por hectare” (OLIVEIRA, 2008)
“O quiabeiro possui bom desenvolvimento vegetativo e produtivo no sistema orgânico, alcançando qualidade adequada às exigências do mercado” (SOUZA, 1999)
A cultura do quiabo, demanda de altas doses de adubação orgânica, em que é de extrema importância para a nutrição adequada das plantas, melhora na produtividade com menos uso de fertilizantesminerais nitrogenados ou sem uso algum, além da qualidade dos frutos. As características do solo são melhoradas através da adubação orgânica, em que pode diminuir o custo da produção da cultura. Mas não é aconselhável o uso excessivo de adubos orgânicos, pois acarreta no desenvolvimento vegetativo exuberante, em que as colheitas e controle fitossanitário são dificultados (TRANI, 2008).Característica do Produto
O quiabo é uma planta de região tropica, está entre as olerículas em que mais exigem calor, originada da África, de cultura anual com o nome científico Abelmoschus esculentus, é um fruto longo, seco, com formato cilíndrico, indeiscente com coloração esverdeada predominantemente. Possuem folhas verdes grandes, caule semilenhoso, flores hermafroditas amarelas chegando atingir até trêsmetros de altura (MARTINEZ, 2010).
Por conter frutos comestíveis saborosos, cheios de nutrientes, vitaminas e rico em cálcio também o quiabeiro é cultivado em várias regiões sendo elas tropicais, subtropicais e temperadas. Introduzido no Brasil através do comércio de escravos e
está sendo cultivado em várias regiões, predominantemente no Sudeste, com ênfase na região de São Paulo, por ser omaio produtor (SILVA, 2009).
É utilizado na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos mineiros e baianos, além de ser apreciado na culinária de várias culturas do mundo. O quiabeiro pode ser consumido de diferentes formas, crus em saladas, refogados, cozidos, grelhados, assados e como ingrediente de diversas receitas além de ser usado na medicina e na alimentação animal (MARTINEZ,2010)
Para o cultivo do quiabo as regiões de clima quente a ameno são as mais apropriadas. Em locais de baixa temperatura e sujeitos a geada a planta não se desenvolve bem. Em regiões com inverno ameno e quentes é aceitável plantar o ano todo. No Sul do Brasil, a planta se desenvolve bem nos meses de primavera e verão.
Manejo
O plantio do quiabeiro é feito através de implantações de semente.Muitos viveiristas vendem as mudas prontas para o transplante para o local definitivo. Santa cruz 47 é a variedade mais plantada, em seguida os cultivares amarelinho, brasileirinho, Valença e Mauá (MATHIAS, 2012).
O plantio deve ser feito em local de solo profundo, rico em matéria orgânica, permeável e com boa fertilidade. Fazer a aração do solo de 20 a 25 cm, em seguida fazer a gradagem, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura do Quiabo
  • ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL EM MONOCULTURA OU EM CONSÓRCIO COM A CULTURA DO...
  • Estudo de viabilidade de empreendimento
  • Viabilidade de empreendimento imobiliário
  • Viabilidade Empreendimento comercial
  • viabilidade da criação e empreendimento de um salão de beleza
  • Cultura Da Batata Matharia Empreendimentos
  • Projeto de Estudo de Viabilidade Financeira de um Empreendimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!