Cultivo Protegido de Hortali as em Solo hellip

120416 palavras 482 páginas
1

Cultivo Protegido de Hortaliças em Solo e Hidroponia

Produção de hortaliças em ambiente protegido: uma técnica a ser aprendida
O professor Paulo Cezar Rezende Fontes é titular no departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e leciona Olericultura e Nutrição Mineral de Plantas. É engenheiro agrônomo e mestre em Fitotecnia pela UFV e PhD pela Purdue University (EUA), tendo trabalhado como pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olericultura da
EPAMIG. Atualmente trabalha como consultor de diversos periódicos e instituições brasileiras para assuntos ligados à olericultura e desenvolve pesquisas como bolsista do CNPq.
IA - Quais os aspectos positivos e negativos da introdução do sistema de produção de hortaliças em ambiente protegido (PHAP) para a olericultura nacional? Paulo Fontes - O sistema de produção de hortaliças em ambiente protegido tem para a olericultura nacional alguns aspectos positivos, dentre eles: fortalecimento dos conceitos de qualidade total, intensidade, escala, competência, competitividade, precisão, custo, oferta programada e produtos diferenciados, personalizados, com sabor, grau de maturação e valor agregado; introdução de técnicas culturais mais refinadas e precisas, com conseqüente valorização do conhecimento. Vale ressaltar ainda que este método levou o produtor de hortaliças a entender que não pode agir como um executor de práticas culturais, mas deve dispor de uma visão clara de todo o sistema de produção, especialmente o que o mercado quer e pode comprar, ou o que compraria e com qual custo.
A introdução deste sistema poderá ajudar a expandir a olericultura nas atividades de lazer, socialização, treinamento, produção da própria hortaliça e como terapia em locais pouco convencionais como hotéis-fazenda, presídios, apartamentos, chácaras, orfanatos, escolas, fundo de quintal, entre outros.
O maior problema foi a sua irresponsável introdução. Apesar da existência de alguns profissionais que

Relacionados