Vernizes e lacas

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Introdução
Sabe-se que indústria de recobrimentos superficiais é bem antiga. A origem dessa técnica remonta nos tempos pré-históricos, não as usando especificamente para proteção, mas para registrar suas atividades em figuras coloridas nas paredes das cavernas. Com a evolução do homem foram descobertas técnicas mais complexas, aprimorando o jeito de produzi-las e de torna-las mais duráveis aosagentes externos. Além do efeito protetor, as tintas, os vernizes e as lacas tornam mais atraentes os artigos manufaturados e realçam o aspecto estético de um conjunto de casas e dos seus interiores.

Vernizes
Verniz é uma solução ou dispersão sem pigmento, de resinas sintéticas e/ou naturais em óleos ou em outros meios dispersores, usado como revestimento protetor e/ou decorativo de diversassuperfícies e que seca por evaporação, oxidação e polimerização de partes dos seus constituintes.

Os vernizes podem ser divididos em algumas classes:
Os constituídos de um óleo secante, uma resina e um diluente.
Vernizes a solventes voláteis, de uma ou mais resinas naturais ou sintéticas em um solvente volátil, contendo pequenas quantidades de óleo e plastificantes.
Vernizes celulósicos,formados de uma ou mais ésteres celulósicos, um plastificante (resina natural ou sintética) e solventes e dissolventes.
Vernizes negros betuminosos, que não são transparentes e são formados de betumes naturais, quase sempre com óleo e resina.
Há também vernizes ecológicos com bases aquosas já disponíveis no mercado.

Uso em madeiras e pavimentos:
O uso de vernizes em pavimentos de madeira é, semdúvida, um tipo muito utilizado de acabamento, substituindo, na maioria dos casos, o tradicional enceramento. Os vernizes destinados a pavimentos devem possuir características especiais que lhe permitam suportar as solicitações a que serão submetidos, nomeadamente resistência à abrasão e ao risco.
Antes da aplicação dos vernizes os pavimentos devem receber alguns cuidados preferencialmenterealizados por pessoas experientes onde sem os mesmos o resultado poderá não ser satisfatório.
A madeira deve ser lixada com diferentes espessuras de lixas para poder dar mais uniformidade à madeira, deve-se remover todo o pó do local sendo que a poeira mesmo aérea poderá dar um aspecto diferente ao trabalho que esta sendo realizado.
Consoante a sua função, os vernizes dividem-se em dois grupos:vernizes de fundo ou tapa-poros e vernizes de cobertura ou de acabamento.

Vernizes de fundo
Os vernizes de fundo, também por vezes designados por “tapa-poros” são destinados à primeira demão após a preparação da madeira. Devem ser compatíveis com os vernizes de cobertura a utilizar, bem como devem possuir características de dureza que não comprometam o resultado final.

Vernizes de coberturaOs vernizes de cobertura podem ser mais ou menos duros, mais ou menos brilhantes, a utilização depende do gosto de cada um em cada caso. De um modo genérico, os vernizes designam-se por brilhantes, de meio brilho ou mate.
Os vernizes são aplicados por camadas ou demãos no que devem ser respeitadas as indicações do fabricante. Em todo o caso há regras básicas que devem ser seguidas, tais como omodo de aplicação, a uniformidade da aplicação, quantidades por demão, os tempos de secagem e os intervalos de tempo entre demãos.
Após a aplicação, o verniz deve secar e endurecer. Embora seque ao fim de poucas horas, o endurecimento do verniz processa-se ao longo de um período de tempo que varia de acordo com o verniz utilizado. Na utilização deve ter-se em conta que mesmo os vernizes mais durospodem ser riscados por objetos pontiagudos e duros, os quais podem, igualmente, vincar a madeira envernizada. Os riscos poderão ser disfarçados pela aplicação de produtos de restauro.





LACAS
O que é.
A laca é um acabamento versátil, utilizado para revestimento de móveis, gravuras, incrustações, como também diferentes tipos de objetos em madeira, fibras, cerâmicos e acabamento final...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Tintas Vernizes e Lacas
  • Tintas, Esmaltes, Lacas e Vernizes
  • Laça
  • LACA
  • Vernizes
  • vernizes
  • Vernizes
  • tintas e lacas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!