Trabalho Quimica Industrial Tintas e Souventes 11 09 14

Páginas: 28 (6778 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015
Do que são compostas as tintas em geral?
Os componentes básicos das tintas são: resinas, pigmentos solventes e aditivos.
Resinas
Entre os componentes das tintas, as resinas têm papel de destaque, pois são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Existem vários tipos de resinas tais como as dispersões (emulsões) aquosas de vários polímeros comopor exemplo cloreto de polivinila ( PVA ), poliacrílicos puros, copolímeros acrilo-estireno, vinil-acrílico, etc.; as resinas alquídicas são também muito importantes. As dispersões aquosas ou emulsões são utilizadas em tintas látex e seus complementos, enquanto as resinas alquídicas são usadas em tintas a óleo, esmaltes sintéticos e complementos. As resinas epóxi e poliuretanas são utilizadas emprodutos mais sofisticados. As tintas industriais utilizam uma variedade muito grande de resinas e polímeros e a sua escolha é feita em função do tipo de substrato, da forma de aplicação, do método de cura ou secagem, das especificações do cliente, etc.
Pigmentos
Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e insolúveis. Podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativosconferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Uma tinta normalmente é composta por vários pigmentos. O dióxido de titânio é o pigmento branco mais importante na indústria de tintas e é usado na preparação de produtos com cores brancas e/ou claras. São exemplos de pigmentoscoloridos: óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, azul ftalocianina, verde ftalocianina, azul da Prússia, etc.
As cargas ou inertes mais comuns são: carbonato de cálcio, caulim, agalmatolito, dolomita, etc.
Solventes
Os solventes são líquidos voláteis utilizados nas diversas fases de fabricação das tintas, e possibilitam que o produto se apresente na forma líquida e sempre com o mesmo padrãode viscosidade; são empregados para conferir à tinta as condições ideais de pintura, visando facilitar sua aplicação, o seu alastramento, etc. Nos produtos látex a fase líquida é água, que também é utilizada na sua diluição e na limpeza das ferramentas de pintura; nas tintas a óleo e esmaltes sintéticos a fase líquida é solvente orgânico (na maioria das vezes é agarrás), solvente este também usadona diluição de tais produtos e na limpeza dos acessórios para pintura.
Aditivos
Aditivos são componentes que participam em pequena quantidade na composição da tinta. Geralmente são produtos químicos sofisticados, com alto grau de eficiência, capazes de modificar significativamente, as propriedades da tinta. Os aditivos mais comuns são: secantes, antiespumantes, antissedimentantes, antipele,bactericidas, fungicidas, etc.

SOLVENTES
Os solventes são utilizados em indústria de tintas, extração de óleos e gorduras (fabricação de óleo de soja), adesivos, e são divididos nas seguintes categorias:
ALIFÁTICOS
Aguarrás Mineral
Usada nos processos de lavagem a seco, na formulação de tintas e vernizes e também empregada na fabricação de ceras e polidores.
Hexano BR
Produto usado na extração deóleos e gorduras vegetais e animais. Devido o seu poder de solvência, também é utilizado na indústria de tintas e vernizes.
SPB BR - Solvente para Borracha
Empregado na indústria de adesivos e artefatos de borracha. É usado na inústria de tintas e vernizes, como produto de limpeza industrial e outras diversas aplicações como: desengordurante; na extração de óleos e gorduras para fins nãoalimentícios; e como combustível para queimadores catalísticos e geração de gás.
AROMÁTICOS
AB9
Usado como solvente em tintas e vernizes. Além disso, é um excelente veículo para formulação de pesticidas.
Tolueno
Devido ao poder de solvência, é amplamente usado na formulação de tintas e vernizes. Também pode ser usado na repintura de botijões de gás e na produção de secantes, aditivos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula 4 11 09 14
  • Trabalho De Quimica Tintas
  • Trabalho De Contabilidade 23 09 14
  • Trabalho TGPC 19 09 14
  • Trabalho Oficina IPI 09 11
  • Trabalho De Geografia 18 11 14
  • Trabalho 09 11 2012 Ok
  • Trabalho De Quimica Gases Industriais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!