Varios

Páginas: 16 (3843 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
1 – PERFIL DO CURSO
Justificativa da oferta do curso:
Sabendo-se que a Universidade é fator integrante da educação do País e a grande responsável pelo ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico, além da qualificação de recursos humanos, torna-se necessário que ela passe por uma profunda mudança curricular e pedagógica. A questão pedagógico-curricular é de ordem epistemológica,vem da concepção do conhecimento. Se o currículo estabelece qual é o conhecimento reconhecido neste momento histórico, a pedagogia estuda, pesquisa, descobre novas alternativas de construção e avaliação, capaz de produzir conhecimentos relevantes.
A formação de profissionais adequados às necessidades sociais, capazes de prestar serviços de qualidade, tornou-se fundamental para que as universidadestenham o respaldo e o respeito da sociedade.
O princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico para um profissional farmacêutico repousa em um currículo onde o processo ensino-aprendizagem é baseado na construção da cidadania, na compreensão do processo saúde-doença, na reflexão sobre um modelo assistencial adequado às necessidades regionais, na integração entre ensino, serviço e comunidade,na associação entre teoria e prática, na ação e reflexão, na qualidade da assistência e no raciocínio investigativo.
É vital que o farmacêutico, seja qual for seu campo de atuação, tenha consciência do seu papel na sociedade como profissional e cidadão e exerça suas funções com responsabilidade, ética e criatividade, seja participante e não somente observador das transformações políticas esociais que ocorrem de forma cada vez mais rápida no mundo globalizado. Para tanto, seu espírito crítico, sua capacidade de buscar informações e interdisciplinaridade deverá ser plenamente desenvolvidos. Somente assim, estará sincronizado com as demandas da sociedade e do mercado, e apto a realizar eficientemente as atividades inerentes à sua profissão.
O farmacêutico, como profissional da saúde, deveparticipar de equipes multidisciplinares, envolver-se na solução dos problemas e no desenvolvimento da sua comunidade, prestando uma assistência farmacêutica de qualidade e exercendo seu papel de multiplicador.
A flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, as metodologias ativas de aprendizagem, a prática como base da construção do conhecimento e as novas modalidades de avaliação, sãoalguns dos recursos indispensáveis para a nova orientação da organização curricular.
No plano metodológico, deve desenvolver-se novas técnicas de ensino que possibilitem a realização do processo ensino-aprendizagem num sentido mais prático, destacando-se o fortalecimento dos estágios em ambientes extra-universitários, articulados com os serviços de saúde e com a comunidade, implicando noaprofundamento dos conteúdos humanísticos da prática profissional.
O aluno vivencia atividades de campo e laboratório, realiza estágios em instituições de atuação diferenciadas como de pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos e correlatos, desenvolve técnicas de análise física, química e biológica, assim como de amostragem e de utilização instrumentaladequada a cada área de atuação profissional, além do estudo da metodologia científica aplicável ás técnicas de investigação.
A efetivação da proposta pedagógica do Curso passa por ações teórico-práticas, com ênfase ao exercício de atividades profissionalizantes, integrando hambientes de aprendizagem que incluem a Farmácia Escola, o Laboratório Escola em Análises Clínicas, o HospitalUniversitário São Francisco de Paula, Ambulatórios do Campus da Saúde e os Postos de Saúde, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento do senso crítico tanto de conceitos como da prática.
Neste propósito, o Curso de Farmácia da UCPel oferece aos alunos atividades que possibilitem a correlação do ensino-pesquisa-extensão, através de aulas teórico-práticas em pequenos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Varios
  • varios
  • Vários
  • Varios
  • Varios
  • Varios
  • VARIOS
  • varios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!