Rua da cidadania

Páginas: 2 (354 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013























4.1.3 RUAS DA CIDADANIA

As Ruas da Cidadania surgem como símbolo da descentralização administrativa na cidade de Curitiba. São sedes dasAdministrações Regionais1 criadas pela Prefeitura com o objetivo de descentralizar órgãos públicos, facilitando o acesso da população a diversos serviços, nas áreas da saúde, justiça, policiamento, educação,esporte, habitação, meio ambiente, urbanismo, serviço social, entre outras (Disponível em ).
Elas também são locais de reuniões e audiências públicas, para promover a participação da comunidade naadministração e incentivar o desenvolvimento de parcerias entre a comunidade e o poder público, que por sua vez, identificam e estabelecem prioridades; promovem projetos comunitários; além de pontos decomércio e lazer.
As Ruas da cidadania surgem como ponto de referência para os bairros estimulando o usuário a aproximar-se do espaço, a usufruí-lo como polo de manifestações culturais e de lazer, além defacilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo poder público.
Nelas, o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS2, FAS3, FCC4 e outros órgãosintegrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas estadual e federal.
No total são nove sedes distribuídas na cidade. Em algumas, existem espaços destinados a pequenosestabelecimentos comerciais e lanchonetes. Diversas unidades funcionam em anexo aos movimentados terminais de transporte coletivo de Curitiba, para os quais convergem um grande número de linhas de ônibus(disponível em ).
Para o estudo de correlato, serão analisadas duas sedes: a Rua da Cidadania Matriz e a Rua da Cidadania Boqueirão. Esses correlatos foram escolhidos pelo fato de, o primeiro, estarlocalizado na área central da cidade de Curitiba, junto a uma praça e terminal Urbano, e o segundo também esta ligado a um terminal de transporte urbano, características semelhantes com a área do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção da cidadania dos moradores de rua.
  • DAMATTA, Roberto. A Casa & A Rua. Cidadania: A questão da cidadania num universo relacional
  • Creas pop: oportunizando o resgate da cidadania para a população de rua
  • O Direito achado na rua: uma ideia em movimento: Módulo 1 , Cidadania e direito à saúde
  • Ruas
  • A RUA NOSSA
  • ruas
  • Se essa rua fosse minha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!