varicela

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SUMÁRIO



Introdução...............................................................................................4
Objetivo...................................................................................................5
Metodologia............................................................................................6
Desenvolvimento doTrabalho................................................................7
Referência Bibliográfica.........................................................................13
















INTRODUÇÃO
É de fundamental importância o conhecimento sobre varicela (também conhecida como catapora), pois tem caráter endêmico no Brasil. É doença de infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, causada por um vírus, ovaricella-zoster, da família Herpes-viridae, é benigno, porém sua gravidade aumenta conforme a idade, jovens, adultos e os imunocompretidos apresentam maior risco às complicações.














OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é descrever a epidemiologia da doença, modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade, quadro clínico, diagnóstico, tratamento eprevenção.















METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória através do Guia de Bolso: Doenças infecciosas e parasitárias publicado pelo ministério da saúde, sites de pesquisa como Biblioteca Virtual da Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica.















DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Etiologia
A varicela (catapora) é uma doençainfecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Costuma atingir principalmente crianças. uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, caso o indivíduo fique com imunidade baixa e entre em contato com doentes em fase de contágio poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster.
Modode Transmissão
Pessoa a pessoa, através de contato direto ou secreções respiratórias (disseminação aérea de partículas virais aerossóis), pode ser transmitida também através do contato direto com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. 
Período de Incubação
Entre 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato, sendo mais curto em pacientesimunodeprimidos e mais longo após imunização passiva.
Período de Transmissibilidade
O período de transmissibilidade tem duração desde o período prodrômico (consiste em manifestações discretas, com o estado geral do paciente bem conservado) até o desaparecimento da última crosta.



Quadro Clínico

Período Prodrômico
Apresenta uma duração variável de horas até três dias, consistindo emmanifestações discretas como febre baixa, cefaleia, anorexia, vômitos, com estado geral do paciente bem conservado.
Período Exantemático
O exantema inicial consiste no aparecimento de erupção na pele e mucosas, que, de máculas eritematosas evoluem por meio de um estágio papular para formar vesículas claras repletas de líquidos (contendo o vírus). Enquanto as lesões iniciais tornam-se crostosas, novos gruposde lesões se formam no tronco e em seguida nos membros; a presença simultânea de lesões em vários estágios de evolução é característica da varicela. As crostas se desprendem, sem deixar cicatrizes, quatro a seis dias depois. Nos adultos imunocompentes, a doença cursa de modo mais grave do que nas crianças, apesar de ser bem menos frequente (3% dos casos). A febre é mais elevada e prolongada, oestado geral é mais comprometido, o exantema mais pronunciado e as complicações mais comuns, podendo levar a óbito, principalmente devido a pneumonia primária.

Varicela e gravidez
A infecção materna no primeiro ou no segundo trimestre da gestação pode resultar em embriopatia (alteração no desenvolvimento embrionário). Nas primeiras 16 semanas de gestação há um risco maior de lesões graves ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Varicela
  • Varicela
  • Varicela
  • Varicela
  • varicela
  • varicela
  • Varicela
  • varicela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!