VALORES PARA TRANSIÇÃO, EM SUSTENTABILIDADE, CANIBAIS COM GARFO E FACA

1592 palavras 7 páginas
VALORES PARA TRANSIÇÃO, EM SUSTENTABILIDADE, CANIBAIS COM GARFO E FACA

Carolina Durão1

1. Resumo

O artigo abaixo faz uma leitura do capítulo 6, Valores, do livro “Sustentabilidade, canibais com garfo e faca” de John Elkington, no sentido de refletir sobre as mudanças de valores necessárias para alcançar uma sociedade mais sustentável. Dentro da perspectiva da responsabilidade social corporativa e falando principalmente para empresários, Elkington debate valores éticos e a importância de segui-los, estabelecendo novos paradigmas de uma cultura corporativa em sintonia com as atuais expectativas da sociedade.

Palavras-chave: valores, sustentável, sociedade, mudanças.

2. Introdução

"A mudança necessária para estilos de vida mais sustentáveis somente pode ocorrer com a mudança dos nossos valores." John Elkington

Pensando em desenvolvimento sustentável, se faz cada vez mais necessária uma mudança em nossos valores para que possamos transformar nossos modos de vida. É fundamental que a sociedade busque saber cada vez mais sobre a procedência dos insumos que geram os produtos que consome, busque gerar menos resíduos e dar destino correto aos mesmos, e se interessar por qual a missão das empresas e como elas produzem. As empresas, por sua vez, começaram a sentir a pressão desse "grande deslocamento de valores nos países do mundo inteiro"2 e buscam entender como manter suas reputações e marcas ilesas em um novo cenário onde consumidores estão mais conscientes e mais exigentes. Dessa forma, ofender valores morais e sociais pode gerar um repúdio público e grandes prejuízos a uma empresa. O livro “Sustentabilidade, canibais com garfo e faca” trabalha tais questões. Nele o autor da primeira frase aqui citada lança o conceito fundamental do Triple Bottom Line3, pelo qual os resultados das empresas passam a ser medidos não só em termos econômicos, mas também ambientais e sociais.

3. Desenvolvimento

Ao longo do livro “Sustentabilidade,

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas