vacinas genicas

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A vacina gênica (ou vacina de DNA), ainda em fase de experimento e padronização, pode se tornar a maior promessa de combate a doenças infecciosas para as quais até hoje não existe prevenção segura, como herpes, AIDS, malária, tuberculose, hepatite, esquistossomose e dengue entre outras























DESENVOLVIMENTO
1.Vacinas Gênicas
As vacinas deDNA se baseiam no uso da sequência de DNA do agente infeccioso que se quer combater.
As vacinas são substâncias feitas a partir de bactérias ou vírus causadores de doenças, e têm como principal função estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos para combater determinado antígeno e, dessa forma, manter o nosso corpo livre de doenças infecciosas. Dizemos que as vacinas são uma formade imunização ativa, já que é o nosso próprio organismo que produz os anticorpos para sua defesa.
Ao contrário das vacinas tradicionais, as vacinas de DNA têm a capacidade de gerar resposta imune celular e humoral, e ela se baseia no uso de sequências de material genético do agente que se quer combater. Quando essa vacina é administrada em uma pessoa, o DNA é reconhecido por suas células, quecomeçam a produzir substâncias que seriam normalmente produzidas por bactérias, vírus, ou qualquer outro agente, fazendo com que o organismo hospedeiro reconheça e produza imunidade contra essas substâncias, criando assim uma memória imunológica.  
A vacina de DNA (ou vacina gênica) pode ser aplicada por via intramuscular e a imunidade que confere persiste por longo período de tempo, graças àconstante produção do antígeno dentro das células dos indivíduos vacinados. Esse fato dispensa revacinações.
2.Como são produzidas:
A produção da vacina gênica, os cientistas retiram do agente causador da doença, que pode ser um vírus, bactéria, fungo ou parasita, um pedaço da molécula de DNA, onde fica seu código genético. Quando inoculado nos animais ou em humanos, esse pedaço de DNA que codificauma proteína imunogênica, ou um fator de virulência, tem a potencialidade de induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos ou estimular a imunidade mediada por células, principalmente linfócitos T auxiliares ou citotóxicos (uma das principais células de defesa de nosso organismo), protegendo contra a infecção causada pelo agente patogênico de onde se originou o DNA.
3.Vantagens:
Quandocomparadas às vacinas tradicionais, as vacinas de DNA apresentam mais vantagens econômicas, técnicas e logísticas, pois possuem um controle de qualidade mais simples, não necessitam de refrigeração para seu transporte, já que elas são estáveis em temperatura ambiente; possuem baixo custo de produção e manutenção, entre outros. Outra vantagem dessas vacinas é que elas estimulam a produção de linfócitosT, responsáveis por identificar e matar as células infectadas.
O custo de produção das vacinas gênicas em larga escala é significativamente menor do que o custo de produção das vacinas recombinantes, peptídeos sintéticos e outras. O controle de qualidade é mais fácil, e a comercialização não necessita de uma rede de refrigeração, pois estas vacinas são estáveis à temperatura ambiente.4.Desvantagens:
As principais desvantagens das vacinas de DNA são: dificuldade em reconhecer, selecionar e correlacionar todas as partes do DNA do agente que se quer combater; possibilidade da indução de uma doença autoimune; integração do DNA no cromossomo do hospedeiro, causando mutações que poderiam levar ao aparecimento de um câncer; e indução de tolerância do hospedeiro às substâncias estimuladas peloDNA.
5.Vacina gênica contra a turbeculose
A tuberculose volta a ser um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. O Mycobacterium tuberculosis, que é o agente etiológico dessa doença, infecta atualmente mais de um bilhão de pessoas no mundo e é responsável pela morte de aproximadamente três milhões de pessoas por ano. A prevenção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacina Genica
  • Vacinas gênicas
  • Vacina Genica e Melhoramento genetico
  • genica
  • Vacinas
  • Vacinas
  • vacina
  • Vacina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!