V46n1a08

5417 palavras 22 páginas
TENDÊNCIAS DA ÉTICA PROFISSIONAL NA MODERNIDADE·

Elizete Silva Passos**

RESUMO: Identifica-se no momento presente uma crise de valores morais, fazendo com que os cidadãos clamem por justiça, respeitabilidade e compromisso social.
Também os profissionais refletem essa situação e passam a investir na criação de valores que possam regulamentar as suas relações. Tal situação decorre da impor­ tância que a subjetividade passou a ter a partir da Modernidade, assim como, de algumas alterações ocorridas nas esferas política, econômica e social, fazendo com que os homens ganhassem uma grande confiança em si mesmos, a ponto de negarem a necessidade de seguirem valores estabelecidos socialmente. Assim, a ética na modernidade estrutura-se, basicamente, em três direções: uma de tradição teológica, outra que reconhece a situação de crise e tem consciência que precisa modificá-Ia, e a última que nega a necessidade de qualquer código moral. Em consonância com os valores vividos na sociedade, também, os códigos de ética profissional seguem tendências divergentes. Podemos identificá-los ora como um mero exercício tautoló­ gico, comprometido em sacramentar as práticas exercida!;, ora como um falso enfren­ tamento das práticas cristalizadas e em outros momentos como uma tendência questionadora, voltada para a superação do egoísmo, do individualismo e do corpo­ rativismo. Acreditamos que esta última deveria ser a tendência a ser seguida, pois caracteriza-se como uma verdadeira orientação deontológica e não como subterfúgio de práticas desonestas e comportamentos moralmente inadequados.

ABSTRACT: At the present a moral values crisis is identified, leading the citizens to claim for justice, respectability and social commitment. The professionals feel the same way and are working towards the creation of values which will regulate their relations.
Such situation is a consequence of the relevance that subjectivity gained nowadays, as well as a consequence of some changes which took place

Relacionados