Papel Da Unilab Perante Os 70 Pontos Do Salvador

995 palavras 4 páginas
Universidade integraçao internacional da lusofonia afro-brasileira instituto de ciencias sociais aplicadas curso de administraçao publica ciencias politicas

Analise: UNILAB perante os 70 pontos do Salvador – uma plataforma de acção
Dissertação

Autoria: Osnelly Mendonça Osório

REDENÇÃO-CEARÁ-BRASIL
2014

O Brasil pretende aprofundar a sua política na inserção internacional via a sua crescente política, diplomática e econômica. Neste sentido, procura a África como “caminho” para conseguir alcançar os objetivos pretendidos. Usam a diplomacia por meio de cooperação com os países da África. Essa cooperação vai desde as trocas de conhecimentos através de relações académicas à formação de alianças para introduzir empresas brasileiras nos países da África.
Numa conferência internacional reuniram-se os intelectuais da Africa e da Diáspora em Salvador-Brasil 2006, para tratar temáticas importante para o futuro da Africa e da Diáspora, no qual o tema foi o Renascimento Africano. Essa conferência seria a continuidade da primeira (I CIAD) que se sucedeu em Dacar-Senegal 2004, cujo tema, Integração e Renascimento, está relacionada com a segunda conferencia (II CIAD). Os intelectuais envolvidos na II CIAD apresentaram uma declaração, denominada de Declaração de Salvador, e propostas de ação, Os 70 pontos de Salvador, como contribuição para mudar as estruturas do processo de desenvolvimento económico e social dos países parceiros, cultivando a democracia, saúde, paz e boa governança.
O ex-Presidente do Brasil, Lula, acordou em contribuir para o estabelecimento dos 70 pontos proposto. Por esse motivo veio o interesse em fazer cooperação com os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), ou seja, a chamada cooperação Sul-Sul, para conseguirem alcançar os objetivos escolhidos.
Desse acordo criaram a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), servindo como ponto de referência para a cooperação permanente

Relacionados

  • Cooperação brasileira para o desenvolvimento
    55718 palavras | 223 páginas
  • 1080 Politica Externa Brasileira
    132885 palavras | 532 páginas
  • Relatario de Gestao da Embrapa 2013
    100882 palavras | 404 páginas