Inflama O

Páginas: 6 (1460 palavras) Publicado: 27 de março de 2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
VIZAO INICIAL 5
RESPOSTA VASCULAR E CELULAR 5
Em uma inflamação pode-se evidenciar três fases: 6
 Fase Alternativa 6
 Fase Exsudativa 6
 Fase Produtiva 6
Recuperação 6
 Regeneração 7
 Cicatrização 7
Fazes de Cicatrização 7
A cicatrização divide-se em quatro fases: 7
 Limpeza 7
 Retração 7
 Tecido de Granulação 7
 Reepitelização 7
Aspectos da cicatrização 8Classificação das Inflamações Agudas e Crônicas 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10










INTRODUÇÃO


A inflamação ou Flogose ( do latin Inflamare e do grego Phlogos, que significa pegar fogo) nome esse dado pelo fato de o calor gerado na atea afetada ser comparada a uma combustão de corpos.
A Inflamação é uma ação natural do corpo contra os agressões externas como mecanismo defensivo, temobjetivo benéfico para inibir ou diminuir as agressões causadas por diversos fatores causadores do dano, mas com possíveis prejuízos ao organismo invadido ou agredido nesse processo.
Este trabalho objetiva descrever os processos de inflamação no organismo, destacando suas importâncias e consequências e sua classificação











VIZÃO INICIAL
inflamação é causado por agentes Flogógenos simples (calor, irritantes químicos, produtos de microorganismos, corpos inertes estéreis, ações mecânicas, etc.)

Entende se que a inflamação é uma reação local dos tecidos a agressão. Isso acarretará em uma resposta do organismo caracterizada por alterações observáveis por sinais cardinais( calor, rubor, tumor e dor).
Esses sinais cardinais são causados pela resposta vascular, ou seja, pelo excesso desangue circulando no local causando calor por que o sangue é quente por causa do corpo, motivo pelo qual é possível observar a vermelhidão e o edema no local afetado e consecutivamente a dor.

RESPOSTA VASCULAR E CELULAR
A entrada de um agente inflamatório acarretará numa vazo constrição reflexa das arteríolas, capilares e veias locais que fará com que os mastócitos(células granulosas) liberem ahistamina ocasionando a vazo dilatação, causando edema local.
O excesso de circulação de sangue no local lesado facilita a chegada de oxigênio e nutrientes no local lesado. Oxigênio e os nutrientes auxiliam na reposição celular. Assim como também este fluxo de sangue causa diluição de toxinas e faz com que os fibroblastos em contato com o tecido agredido crie a fibrina que funciona como uma capa emvolta do local inflamado o isolando e impedindo a proliferação do foco inflamado para outras regiões do corpo evitando que os mediadores cheguem a outros tecidos o que acarretaria na ação inflamatória sistêmica.
Com maior fluxo de sangue ha um afastamento de células endoteliais gerando fissuras na parede endotelial auxiliando a passagem do neutrófilo e monócito(macrófago) para dentro do tecidolesionado(diapedese) e consecutivamente realizar a fagocitose ao o que ira ocasionar o processo inflamatório.
A célula monócito ao penetrar ao realizar a diapedese será chamado de macrófago e dividido em macrófago M1(faz defesa junto com o neutrófilo) e M2( realiza limpeza).
Executado todo este processo será realizada a reposição de células epiteliais e imunológicas como também tecido conjuntivo.
Emuma inflamação pode-se evidenciar três fases:
Fase Alternativa: são alterações causadas diretamente pela agressão; ou seja, são as lesões iniciais provocadas pela ação do agente inflamatório.
Fase Exsudativa: corresponde a alterações vasculares que propiciam a saída dos vasos de seus constituintes líquidos e de suas células.
Fase Produtiva: caracteriza-se pela proliferação local de vasos e células.É uma tentativa do organismo de reparar as alterações causadas pela agressão e pela fase exsudativa. Nessa fase há a presença de linfócitos, plasmócitos, mastócitos, monócitos e histiócitos.
Num processo inflamatório observa-se uma vasoconstrição arterial, seguida por dilatação ativa das arteríolas, capilares e veias do local. Ocorre a hiperemia, cuja é caracterizada pelo rubor e calor. Logo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inflama O
  • INFLAMA O Slide
  • Inflama O Aguda
  • INFLAMA O GRANULOMATOSA
  • A 3 INFLAMA O
  • INFLAMA O AGUDA
  • Inflama O Cr Nic2
  • INFLAMA O AGUDA DANIELA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!