V29n3a03

5744 palavras 23 páginas
Zago MA et al

Rev. bras. hematol. hemoter. 2007;29(3):207-214

Artigo / Article

Fisiopatologia das doenças falciformes: da mutação genética à insuficiência de múltiplos órgãos
The pathophysiology of sickle cell disease: from the genetic mutation to multiorgan disfunction

Marco Antonio Zago1,2
Ana Cristina Silva Pinto2

As principais alterações fisiopatológicas das doenças falciformes são revistas, levando em conta três níveis: a) moléculas e células, b) tecidos, c) organismo completo. Dedicase especial atenção aos fenômenos inflamatórios crônicos, moléculas de adesão expressas anomalamente, interação entre hemácia falciforme, células endoteliais, leucócitos e plaquetas e fisiopatologia da vaso-oclusão. As manifestações clínicas mais importantes, como anemia, dor e insuficiência de múltiplos órgãos são abordadas. Além disso, os fatores que modulam a gravidade da doença falciforme, como os haplótipos, a coherança de α-talassemia, mutações em genes relacionados a trombofilia e elevação da hemoglobina fetal são revistos. Rev. bras. hematol. hemoter. 2007;29(3):207-214.
Palavras-chave: Doença falciforme; fisiopatologia; inflamação; moléculas de adesão.

Introdução

c. Outros fatores genéticos que podem alterar a resposta individual à doença, a suas complicações ou ao tratamento;
d. Fatores ambientais como o local onde vive o paciente, prevalência de doenças infecto-contagiosas, condições socioeconômicas e acesso à assistência médica.
Assim, um distúrbio monogênico no nível molecular, causado por uma mutação única, produz uma doença multifatorial quando considerado no contexto clínico, que se expressa por uma grande diversidade de fenótipos.

As cadeias de alterações que ligam o defeito molecular às manifestações clínicas nos pacientes com doenças falciformes devem ser consideradas em três níveis (Tabela 1, figura 1):
a) moléculas e células
b) tecidos e órgãos
c) organismo completo (o paciente)
Cada um desses níveis implica vias preferenciais (por
exemplo:

Relacionados

  • Anemia
    3609 palavras | 15 páginas