Uso do transporte individual e suas consequências ao meio ambiente

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Uso do transporte individual e suas consequências ao meio ambiente


O presente artigo busca estabelecer relações entre o crescente uso do transporte individual e os problemas ambientais ligados a essa opção modal.
Tendo no transporte coletivo uma importante medida na diminuição das emissões desse setor, são apresentadas possíveis alternativas para o incentivo a esse modo de locomoção. Sãofeitas análises dessa relação transporte - meio ambiente utilizando como exemplo principal a Região Metropolitana de São Paulo, local que apresenta inúmeros problemas ocasionados pelo grande número de veículos e pela poluição atmosféricas que eles produzem, bem como os transtornos decorrentes da precariedade do sistema público de transporte.

Início do Uso do Automóvel

A criação do primeiroautomóvel se deu a partir de inúmeras invenções e constantes adaptações tecnológicas não sendo possível precisar um momento exato para seu surgimento. No século XVII já se idealizavam os veículos impulsionados a vapor, com experiências do francês Cugnot, que utilizavam o vapor de água como forma de energia para a locomoção.
Entretanto considera-se que o carro mais antigo da história foi o criadopelo alemão Karl Benz em 1885, introduzindo o uso do motor de combustão interna de quatro tempos a gasolina, viabilizando assim a criação de um veículo autopropulsionado. Após a Primeira Guerra mundial os veículos populares já eram produzidos em série.
No Brasil a produção do automóvel em série se concretizou apenas após a Segunda Guerra Mundial. Na década de 30, fabricantes estrangeiras jáinstalavam suas montadoras no país, mas apenas em 1965 - durante o governo Juscelino Kubitschek - as multinacionais começaram a montar os automóveis.

Panorama Atual

É cada vez maior a utilização do transporte individual como opção de locomoção. Somente nos últimos dez anos o total de veículos particulares no Brasil cresceu 119%, atingindo em 2010 um volume de 64.817.974 veículos registrados(Denatran, 2010). A evolução desse crescimento pode ser observada no gráfico 1 abaixo.

Gráfico 1. Evolução do total da frota na década
Fonte: Denatran (2010)
O aumento do uso do transporte individual foi acompanhado por uma queda do uso do transporte público em 30% segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para o pesquisador do IPEA Carlos Henrique Carvalho“Esse crescimento do transporte individual é muitas vezes interpretado pelas pessoas como uma melhora na qualidade de vida. Mas, do ponto de vista da cidade, é um problema sério: gera congestionamentos, poluição, acidentes de trânsito”.
Neste artigo o foco serão os problemas ambientais causados pelo aumento do uso do transporte individual.

Questões Ambientais

As preocupações ambientaisrelacionadas aos impactos negativos causados pelos transportes surgiram a partir de discussões mais amplas, relacionadas inicialmente a aspectos de fauna e flora e apenas num segundo momento abrangendo aspectos como uso do solo, habitação, recursos naturais e transportes.
Embora o crescente uso do automóvel cause inúmeros impactos negativos ao meio ambiente e a vida da população como utilização derecursos naturais e energia, aumento dos problemas de saúde, perda de qualidade de vida e enormes congestionamentos o principal problema está relacionado às emissões de gases poluentes.
As emissões veiculares resultam da combustão do combustível ou de sua evaporação. Os principais poluentes emitidos nesse processo incluem dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC),dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e os materiais particulados. (FEEMA, 2004).


Fig.1: Emissão de poluentes pelos escapamentos dos carros em São Paulo (Fonte: www.culturamix.com/meio-ambite/poluição)

Esse tipo de fonte tem grande participação na degradação da qualidade do ar atmosférico, principalmente em grandes centros urbanos. (BAIRD, 2002 e STERN et al, 1984). Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As consequências do uso de agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana
  • Tsunami e suas consequências para o meio ambiente
  • TRANSFORMAÇÕES NO MEIO AMBIENTE E SUAS CONSEQUÊNCIAS
  • Consequências da poluição no meio ambiente
  • As consequencias da globaliza o para o meio ambiente
  • Transporte e meio ambiente
  • Transporte e meio ambiente
  • Transporte dutoviário e meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!