Untitleddocument 3

716 palavras 3 páginas
RESENHA DO FILME “1984”.

O filme “1984” foi baseado no livro de George Orwell, escrito em 1948. A historia é passada no “futuro” e acontece na Oceania, onde a sociedade retratada vive sob um regime autoritário e ditador e é controlada permanentemente por teletelas, (espécie de televisão, instalada por toda a cidade e também dentro das casas) fazendo com que a população veja e ouça noticias a todo o tempo. Essas, que relatavam crescimento econômico, queda de mortalidade, controle de doenças, enfim, notícias que subentendiam que o Governo atuava sempre da melhor forma.
Outro método de controle foi a criação de uma nova língua, para impedir expressões contrárias ao regime. O poder adultera a mente das pessoas, e o Estado oprime e tortura qualquer indivíduo que queira opor-se ao regime instaurado, onde a única alternativa é aceitar e jurar lealdade ao Partido.
Winston Smith é o personagem principal, um funcionário que trabalha no Ministerio da Verdade, setor que controla as noticias. Sua função é alterar informações que foram divulgadas em jornais anteriormente, e divulga-las novamente, de acordo com o interesse do Partido. Winston também apaixona-se por Julia, e começa a encontra-la secretamente, já que o Sistema também é contra o prazer sexual.
Smith sabia como as mentiras eram construídas através das noticias, pois trabalhava diretamente com elas. Tinha lido também o livro com a filosofia de resistência, escrito por Goldstein, que dizia que tudo que o Partido pregava não era real. Além de seu romance com Julia, que o permitia usufruir do prazer, proibido pelo regime. Com isso, ele começa a entender a realidade a que estão submetidos e passa a questiona-la. E então percebe que tudo é manipulado pelo Partido, para permanecer no controle.
Seu romance e suas opiniões são descobertas e ele é capturado. Smith é torturado e dessa forma, obrigado a entender que não basta ser favorável aos controladores e ao Partido, mas sim realmente acreditar naquilo que eles pregam.

Relacionados