União européia x mercosul

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPÉIA.


O processo de globalização da economia foi uma experiência que estabeleceu a intensificação das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações. Nesse contexto de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e agarantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. Foi assim que se deu a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo.
Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são um tipo de acordo intergovernamental,criado para proteger o mundo dos males presente da nação muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio sãoreduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
No melhor estilo “A união faz a força”, um movimento cada vez mais comum no mercado mundial é exatamente essa união de países, regiões para suportar o ritmo acelerado que vivemos. Acontece por interesses mútuos e pela possibilidade de crescimento em grupo. E esse crescimento passou a ser bem visto porque logo se percebeu que, por mais forte quefosse uma economia, ela não poderia competir de igual para igual com grupos de economias juntas e unidas entre si. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.
Dentre esse quadro, os principais blocos econômicos existentes , atualemente, são o Mercosul, União europeia , Apec e Nafta.
No estudoem caso, iniciamos que a origem da União Europeia confunde-se com a origem dos Blocos Econômicos. Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa se encontrava devastada, então os Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, devido à frágil economia, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento. Essa união foi iniciada em 1944, mas só se consolidou no ano de 1948, com o nome deBenelux. Em 1950 foi elaborado o Plano Schuman que tinha o objetivo de criar um mercado comum, que primeiramente se preocupou com a homogeneização da produção de aço e carvão na Alemanha e França. Para instaurar a união na produção da indústria de base na Europa, em 1951, foi criada a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço), instituição formada a partir do Tratado de Paris, tendo os paísesAlemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo como integrantes.
Mais tarde, em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, tendo início somente em 1993, que denominou um novo nome: União Européia (UE). A UE é um bloco econômico, político e social formado por países europeus que participam de um projeto de integração econômica. Seus objetivos são promover a unidade política e econômica daEuropa, melhorar as condições do livre comércio entre os países membros, reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões e promover o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento. Visando estes quesitos, foi criado em 2002 o Euro, uma moeda única dos países que o compõe. Mas nem todos os participantes aceitaram substituir suas moedas nacionais.
Com o passar do tempo,novos países foram sendo integrados ao bloco, formado hoje por 27 países, sendo esses: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Luxemburgo, Espanha, Grécia, Portugal, Suécia e Finlândia, Bulgária, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa e Romênia.
Nessa tessitura, o Mercosul, mercado comum doSul, é o mais importante da América Latina, estabelecido em 26 de março de 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção, sendo um bloco econômico inicialmente formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o intuito de obter um intercâmbio de mercadorias, tecnologias e profissionais com tarifas cambiais sem preço ou preços reduzidos para um valor especial.
Desde a sua origem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A união européia e o mercosul
  • Mercosul uniao europeia
  • As negociações entre mercosul e união europeia
  • Mercosul & união europeia
  • Nafta, Mercosul e Uniao Europeia
  • O Mercosul e a União Europeia
  • Mercosul e união européia
  • União européia e mercosul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!