UMBU

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2015









UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS – DCV
ENGENHARIA FLORESTAL
TECNOLOGIA DE PRODUTOS NÃO MADEREIROS
DOCENTE: POMPEU PAES GUIMARÃES










PRODUTO FLORESTAL NÃO MADEREIRO: UMBU (Spondias tuberosa).








DISCENTES:
FRANCISCO RODOLFO DA SILVA BARRETO
NÁGILA RAQUEL FREIRE DE MEDEIROSMOSSORÓ-RN,
JANEIRO/2015.


OBJETIVO

Expor informações sobre o Produto Florestal não Madeireiro- Umbú, desde características botânicas até informações sobre usos, colheita, transporte e beneficiamento do mesmo, além da importância econômica e ambiental envolvidas com a produção e comercialização, visto que informação sobre PFNM são escassos.
INTRODUÇÃO
O umbuzeiro (Spondias tuberosaArr. Cam.) é uma frutífera adaptada às condições de estresse hídrico. Os frutos, colhidos de forma extrativista são a principal fonte de renda, em determinada época do ano, para milhares de famílias.
O umbuzeiro armazena bastante água, especialmente na raiz, que é uma qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural, a Caatinga. A planta pode alcançar setemetros, tem tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. O umbu é uma fruta de polpa suculenta, a árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes. O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto.  Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C.
As informações até hojegeradas para a cultura do umbuzeiro são poucas, mas podem contribuir para o desenvolvimento dessa frutífera e, com isso, gerar mais renda para as pessoas que usufruem direta ou indiretamente dessa planta.
INFORMAÇÕES BOTÂNICAS DO UMBU
Sistema radicular
Suas raízes superficiais exploram profundidades superiores a 1 m. Nas raízes, estão localizados os xilopódios, que são órgãos de reservaconstituídos de tecidos lacunosos e serve para armazenar água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, nutrientes, entre outros. São suculentos, de sabor doce e agradável, sendo conhecidos vulgarmente como cafofas, cuncas ou batatas de umbu, podendo ser aproveitados na alimentação (Ferreira et al., 1987; Mendes, 1990). Esses órgãos são os principais responsáveis pela tolerância dessa frutífera à seca,aliada à estratégia de perda das folhas na época de baixa disponibilidade de água (caducifólia).
Folhas
As folhas são alternas, compostas, imparipenadas, glabras quando adultas, tomando a coloração avermelhada no início da estação seca anual, para depois caírem. Observam-se de 3 a 7 folíolos de bordos inteiros, ovalados ou elíptico, obtusos ou levemente cordados na base, agudos ou obtusos noápice, com aproximadamente 4 cm de comprimento e 2 cm de largura. Não é rara a presença de pêlos no limbo das folhas.
Flores
As flores são periféricas, brancas, perfumadas, melíferas e actinomorfas. Quando abertas, medem de 7 a 8 mm de diâmetro. O cálice tem 4 a 5 sépalas, e a corola, 4 a 5 pétalas valvadas. São dispostas em panículas terminais de 10 a 15 cm de comprimento. Os ramos dainflorescência e o pedicelo são finamente pilosos. As inflorescências apresentam 50% de flores hermafroditas e 50% masculinas.
O androceu é composto de 8 a 10 estames, com 3 mm de comprimento, distribuídos uniformemente. As anteras são reniformes e de cor alaranjada, tornando-se pardacentas algumas horas após a antese. O gineceu é curto e rudimentar, de 1 a 2 mm de comprimento, com 3 a 5 estiletes, de corverde-acinzentada. O ovário é súpero e unilocular com óvulos anátropos. A abertura das flores ocorre durante a madrugada, entre meia-noite e quatro horas da manhã, ocorrendo o pico de abertura às duas horas (Pires & Oliveira, 1986). O fruto é uma drupa glabra ou levemente pilosa, normalmente de coloração amarelo-esverdeada quando maduro, com pericarpo coriáceo e polpa suculenta de sabor agridoce,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polinização de frutiferas Umbu
  • Importância Socio Economica do Umbú
  • FSS de Umbu-Caja
  • Trabalho Umbú fruta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!