Uma introdução a ACP

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
 Introdução a Abordagem Centrada na Pessoa. (ACP). (texto 6)

A abordagem centrada na pessoa, originalmente terapia centrada na pessoa, é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por CarlRansom Rogers e seus colaboradores. Carl Rogers é tido como o primeiro psicólogo a abordar as questões principais da Psicologia sob a ótica da “Saúde Mental”, ao contrário de outros estudiosos cujaatenção se concentrava na idéia de que todo ser humano possuía uma neurose básica. Rogers rejeitou essa visão, defendendo que, na verdade, o núcleo básico da personalidade humana era tendente à saúde,ao bem-estar. Tal conclusão sobreveio a um processo meticuloso de investigação científica levado a cabo por ele, ao longo de sua atuação profissional.
O que me chamou muita atenção nessaabordagem é que na abordagem rogeriana é que a aplicação do seu método em psicoterapia, passa por um processo de amadurecimento do próprio psicoterapeuta, já que ele não pode simplesmente apropriar-se da“técnica”, antes que lhe seja próprio e natural agir conforme as condições desenhadas por Rogers. Percebe-se então, por exemplo, que a expressão de uma afetividade incondicional só ocorre devidamente sebrotar com sinceridade do psicólogo; não há como simular tal afetividade. O mesmo ocorre com a empatia e com a congruência. Por isso se diz que não existe uma “técnica rogeriana”, mas sim psicólogos cujaconduta pessoal e profissional mais se aproxima da perspectiva de Carl Rogers.
Agora vou falar um pouco do meu primeiro entendimento para com a ACP.
Entendi que Rogers diz que o psicólogo temde tratar o paciente de igual para igual, uma relação em que o paciente vê que o terapeuta não é um deus e sim um humano como ele. Rogers diz que só o próprio cliente que sabe aquilo que sofre e emque direção se deve ir, quais os problemas que são cruciais para responder sua patologia, Rogers fala que o cliente é quem deve conduzir sua psicoterapia. A prática psicoterápica é algo que exige...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acp liberatória
  • Contesta O ACP
  • Como surgiu a acp
  • fases acp
  • Acórdão acp
  • ACP ERP
  • Fases da acp
  • Fases da ACP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!