Uma implementação do modelo KLN na física LHC

621 palavras 3 páginas
A primeira parte do projeto foi concluída utilizando como base de estudo o artigo “CONCEPTS OF HEAVY-ION PHYSICS” criado pelo professor Heinz, Dr. Ulrich Walter, onde é possível estudar uma teoria mais recente de como o Universo que nós conhecemos se originou após o Big Bang. Este artigo baseia-se nos estudos que andam sendo realizado no maior acelerador de partículas que foi construído, o LHC (Large Hadron Collider) o qual é gerenciado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).
A partir dos dados e referencias disponíveis neste artigo que utilizamos como base, realizou-se uma interpretação de como o Universo que antes se encontrava em um estado de infinita densidade de energia e temperatura, passou após o “Big Bang” o qual espalhou uma matéria conhecida chamada de plasma de quark e glúon (QGP), começou a se organizar e formar as primeiras partículas elementares (como os quarks, glúons, léptons,...) as quais depois de ocorrer uma diminuição da densidade de energia no universo para um valor critico de GeV/fm³ e um decréscimo na temperada de MeV foi possível dar origem aos primeiros hádrons (conhecidos como prótons, nêutrons e elétrons) que finalmente após 300000 anos foi possível formar os núcleos atômicos estáveis e com o passar de bilhões de anos o Universo tornou-se o que conhecemos.
Para poder realizar estes experimentos o acelerador de partículas colide íons pesado como Pb+Pb ou Au+Au, são escolhidos estes íons pesados devido a maior chance de gerar uma matéria bem parecida com a matéria inicial do universo. Com esta matéria gerada é possível fazer estudos comparativos dos valores de densidade de energia que o Universo inicial possuía, assim como de temperatura e entropia, no entanto os resultados obtidos nas colisões não são valores iguais ao do Big Bang, são valores mais baixo devido o fato dos aceleradores de partículas já criados não possuir energia suficientemente igual ao do Big Bang, mas com os resultado obtidos é possível fazer uma

Relacionados