Um Pavão na Terra dos Pinguins

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
Ao lermos o livro UM PAVÃO NA TERRA DOS PINGÜINS torna-se fácil fazer uma analogia e estabelecer uma relação entre o assunto tratado e ilustrado no livro e todos os temas abordados pela disciplina de Análise Organizacional vistos em aula.
Isso é possível, uma vez que, aquilo que foi estudado em sala de aula desde TGA, Análise Organizacional e Administração Contemporânea, bem como, a matéria deOrganização, Sistemas e Métodos (OSM), passando ainda pela gestão baseada em processos e a Análise Organizacional numa Abordagem Sistêmica até chegar a Gestão de Pessoas se confunde com o conteúdo do livro. Já que ambos apresentam o mesmo enfoque porém com abordagens um pouco diferentes.
Isto é, através de uma fábula, este livro nos ajuda a ver o que pode acontecer quando tentamos nos expressarinteira e corajosamente em um ambiente criado por executivos e gerentes que vêem o mundo de uma maneira diferente.
Essa é a história de Perry, o Pavão – um brilhante talentoso e colorido pássaro – que passa a viver na Terra dos Pingüins. Em pouco tempo, ele encontra problemas porque os pinguins estabeleceram um clima organizacional muito frio, formal e burocrático e governado por um grandeaparato de regras escritas e orais. O que poderíamos perfeitamente denominar como a Teoria da Burocracia, de Max Weber; Organização Formal / Mecanistica, de Burns e Stalker; e Teoria X, de Douglas McGregor lá da teoria das organizações em Análise Organizacional, TGA e Adm. Contemporânea. Embora tendo seu talento reconhecido, seu estilo diferente e inusitado fazia com que os pinguins se sentissemincomodados. Sua experiência reflete o que podemos classificar como o “efeito dos pássaros de diferentes plumagens” em muitas organizações atuais. Enquanto a crença do “valorizando as diferenças” é pregada nos seminários, salas de reuniões das empresas e instituições de ensino, religiosas e governamentais, vemos que essa retórica não reflete exatamente a realidade.
A semelhança da Terra dos Pinguinscom essas teorias fica evidente em trechos como:
“ As regras e normas eram claras desde o primeiro dia.”
“ Esta é a maneira como nós fazemos as coisas aqui.”
“ Se você quer ter sucesso, seja como nós.”
“ Acreditava-se que os pinguins sempre poriam os interesses das organizações á frente dos seus interesses pessoais e familiares. As outras aves eram vistas como mais inconstantes e menos dignasde confiança.”
“ Como em toda organização, os pinguins queriam ser vistos como justos e dispostos a dar promoções com base no talento, na dedicação ao trabalho e na participação.”
“ Mas todos sabiam que os pinguins sempre estiveram no poder e o manteriam eternamente.”
“ A vida era muito harmoniosa na Terra dos Pingüins desde que todos se comportassem de acordo com as regras deles.”
No livroinicialmente são apresentadas duas terras diferentes: A Terra dos Pingüins e a Terra do Aprendizado. Que posso chamar de Teoria X e Teoria Y, respectivamente.
Na Teoria X (como denominei a Terra dos Pingüins) o ambiente era rígido, permanente e burocrático. Tinha ênfase na hierarquia e na cadeia de comando, sua amplitude de controle era estreita, as comunicações eram formais e sempre verticais,asdecisões centralizadas na cúpula além de uma forte centralização. Já na Teoria Y ( que denominei como a Terra do Aprendizado) o ambiente era exatamente oposto sendo altamente flexível e adaptável. Tinha ênfase no conhecimento e na consulta, amplitude de controle ampla, as comunicações eram horizontais e cruzadas, havia forte descentralização além de ter características típicas das relações humanas.Tudo estava ocorrendo bem e harmoniosamente de acordo com as regras estabelecidas na Teoria X até que resolveram chamar um integrante da Teoria Y – o Pavão – para integrar sua teoria e assim fazer parte de sua organização. E foi aí que começaram a surgir as diferenças e os conflitos entre um modo de pensar e outro.
Os pingüins tiveram a ideia de levar o pavão para a terra deles, mesmo sabendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha pavão na terra dos pinguins
  • Resumo- O Pavão na terra dos pinguins
  • resenha- Um pavão na terra dos pinguins
  • Um pavão na terra dos pinguins
  • um pavao na terra dos pinguins
  • Case
  • "Um pavão na terra dos pingüins" resumido em slides
  • UM PAVAO NA TERRA DOS PINGUIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!