Um Certo Capit o Rodrigo

Páginas: 13 (3149 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015




Um Certo Capitão Rodrigo

– O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo



Nome: Eduarda Lisboa
Professor: Helena Vian
Matéria: Literatura



Capítulo 1:
Capitão Rodrigo chega a Santa Fé, ele é descrito como um personagem de chapéu, bela cabeça de macho tinha mais ou menos 30 anos. Capitão Rodrigo amarra o cavalo no tronco dum cinamomo. Entra no bar de Santa Fé falando alto como se fosseum velho conhecido. Um homem tenta brigar com ele , mas é interrompido por Nicolau, dono do lugar. O homem que quis briga com o Capitão Rodrigo, convidou-lhe “para tomar um trago”. O homem disse seu nome que era Juvenal Terra. Rodrigo não negou em beber mais de um copo e também pediu algo para comer, enquanto isso, conversava com Juvenal. Juvenal analisava Rodrigo, pois ele nunca teve simpatia porhomens que tocam viol~ao. Rodrigo então perguntou a Juvenal se havia mulher bonita por ali. Juvenal respondeu que sim, mas que quase todas as prendas dali eram comprometidas. Rodrigo falou que ele esteve nas forças que invadiram a banda oriental, Juvenal falou que seu pai também esteve. Falou também que os portugueses queriam que o rei jurasse uma Constituição e ele teve de ir na batalha. ComoJuvenal era um homem muito simples e sem estudo não entendia nada desse assunto, não sabia nem o que era a Constituição, não sabia o que falar. Rodrigo contou toda sua vida, o que fez enquanto não estava em revoluções, disse também que Bento Gonçalves foi a salvação da tropa durante a batalha. Ele percebeu que outras pessoas estavam prestando atenção em sua conversa então começou a falar mais altoJuvenal perguntou se ele acabou de sair da guerra, Rodrigo disse que sim e disse também que estava gostando de Santa Fé e do pessoal, Juvenal se despediu de Rodrigo, tendo no pensamento que Rodrigo pudesse trazer problemas a Santa Fé. Nicolau ofereceu um quarto de hóspede para Rodrigo. Naquela noite, Santa Fé ouviu a música do violão de Rodrigo e Pedro Terra que voltava para casa, desde a primeiravez que o viu não gostou da cara do sujeito.
Capítulo 2
Pedro Terra foi com a família levar flores ao cemitério para seus parentes, numa das sepulturas havia a descrição “Ana Terra descanse em paz” Pedro Terra lembrou de sua mãe. Pedro Terra começou a pensar na filha Bibiana, não queria que ela trabalhasse e nem vivesse igual a sua a vó para se sustentar, ele descobre que Bento Amaral filho deRicardo Amaral estava apaixonado por Bibiana, mas ele não é contra esse relacionamento, pois não se dava bem com os Amarais, bibiana começa a procurar seus pais, quando de repente deparou-se com um moço vestido meio de soldado em seguida tentou disfarçar mas o rapaz continuou olhando fixamente para ela. O rapaz era Rodrigo Cambará, ele a achou uma moça muito bonita tentou então falar com elapalavra e foi para perto de Pedro Terra, onde ela estava. Rodrigo descobriu que Pedro Terra também era pai de Juvenal. Rodrigo tentou puxar o saco do pai de Bibiana, porém Pedro não se mostrou interessado em Rodrigo bem pelo contrário, queria que ele fosse embora dali. Primeiro o filho agora o pai, mas quanto mais o diziam para ir embora mais ele sentia vontade de ficar.


Capítulo 3
Há uma descriçãodetalhada de como era a casa de Pedro Terra a história mostra o quanto o pai de Bibiana se preocupava com ela, pois tinha 22 anos e não era casada, ele pensava em arranjar alguém para ela, pois se ele morresse não teria alguém para sustentar a família .Enquanto isso, Bibiana esta quieta, sentia um aperto no peito por causa do homem que veio em sua direção, ela já sabia que ele se chamava Rodrigo eque estava hospedado na casa de Nicolau, quando ela pensava nele, sentia um calor no corpo. Bibiana pensava alto, disfarçou quando sua mãe perguntou o que ela tinha ela nunca se apaixonou tanto assim, nem mesmo por Bento Amaral Bibiana ficou se perguntando porque o pai não gostava de Rodrigo, logo Rodrigo, por quem o seu coração bateu tão forte . Pedro parou de pensar na lavoura, começou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo- um certo capitão rodrigo
  • Um certo capitão rodrigo
  • Resenha "certo capitão rodrigo"
  • Um certo Captão Rodrigo
  • Um certo capitão Rodrigo
  • Um certo capitão Rodrigo
  • Um certo capitão rodrigo
  • um certo capitao rodrigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!