UFRJ

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
AD1
Dinâmica da terra
Questão 1

O nitrogênio assim com o fósforo e potássio, são fatores limitantes do crescimento das plantas aquáticas. Nesse artigo tratarei somente do nitrogênio (um ciclo gasoso como os de carbono e oxigênio) e os demais (carbono e oxigênio) em artigos posteriores.
O gás nitrogênio (N2), compõe de 75 a 80% da atmosfera, entretanto, as plantas não podem absorvê-lo deforma direta. Em seu aquário a porcentagem também é bem relevante.
O nitrogênio assim como o carbono e o oxigênio são ciclos gasosos de suma importância ao seu aquário, a atmosfera é rica em nitrogênio e pobre em carbono, o mesmo ocorre em aquários que não tenham injeção de CO2 ou adição de carbono líquido. O ciclo do nitrogênio é muito mais extenso que o ciclo do carbono e do oxigênio, sendofundamental para os outros dois.

2 - Ecossistema Aquático e os compostos Nitrogenados
Em nossos aquários, os compostos nitrogenados de interesse são:
a) Amônia (NH3) e amônio (NH4+): Apesar do potencial tóxico do amônio (NH4+) para a fauna, a amônia não apresenta tal toxidade por ser um gás de baixa dissolução em água e seu tempo de vida relativamente curto, aproximadamente 10 dias, é o terceirocomposto mais abundante na atmosfera, ficando atrás apenas do gás nitrogênio (N2) e do óxido nitroso (N2O). Outro motivo para a toxidade dos compostos amoníacos em água com PH elevado é devido á ionização/salinização da amônia em amônio.

NH3 + H2O → NH4+ + OH-

A amônia reage com a água produzindo o íon amônio que é tóxico, elevando o PH com a hidroxila (OH-). Por isso em aquários alcalinos amesma concentração de amônia é muito mais letal do que em aquários ácidos. O equilíbrio dinâmico está muito mais para produção de amônio do que de amônia em aquários alcalinos.

b) Nitrito (NO2-): potencialmente tóxico este intermediário no ciclo do nitrogênio, pode produzir ácido nítrico no aquário diminuindo o PH, antes de ser transformado em nitrato pelas bactérias.

2NO2- + 2H2O → 2HNO3 +H2

c) Nitrato – produto determinado pelos aquaristas em sua maioria como item final do ciclo do nitrogênio no aquário, absorvido pela flora diminuindo assim sua concentração que raramente chega a ser tóxica em aquário plantados, mas em marinhos pode se tornar fatal.
Um bom substrato com capacidade adsorvente pode reter esse e outros nutrientes, os removendo da coluna d’água e liberando somentepara as raízes da flora.
d) Gás nitrogênio (N2) – este sim, esquecido por todos, é o produto final do ciclo, que é completado por bactérias anaeróbicas presentes em zonas mortas do aquário como substrato compactado e zonas de baixa circulação de água.


3 - As fontes de nitrogênio no aquário são diversas:
Dissolução do gás nitrogênio (N2) atmosférico na coluna d’água.
Amonização - geraçãode gás amônia (NH3) e sais de amônio (NH4+) por bactérias decompositoras, que atuam nos dejetos da fauna (peixes: ósseos excretam amônia,e os cartilaginosos excretam uréia que é muito menos tóxica), na decomposição das folhas da flora, nos restos mortais da fauna, e no excesso de alimentação.
Nitrosação (geração nitrito (NO2) por bactérias Nitrossomanos.
Nitratação (geração de nitratos) porbactérias Nitrobacter.

4 - Envolvimento biológico
As formas disponíveis combinadas de nitrogênio para nutrição dos seres vivos incluem as combinações amoniacais (NH3/NH4
+), nítricas (NO2-, NO3-) ou orgânicas (R-NH2), que são metabolizadas para a construção da biomassa (plantas ou animais), constituindo ácidos nucléicos, proteínas, clorofila (responsável pela fotossíntese), vitaminas, enzimas ehormônios.
Certas bactérias, algas e fungos convertem o nitrogênio gasoso em amônia, sendo esta absorvida diretamente por algumas plantas ou indiretamente ao decorrer do ciclo.
Tipos de bactérias, algas e fungos presentes no ciclo do nitrogênio:
Cianobactéria – principais responsáveis na fixação do gás nitrogênio (N2) atmosférico, transformando-o em amônia.

Alga azul Anabaena –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ufrj
  • UFRJ
  • Ufrj
  • Ufrj
  • Ufrj
  • Prova ufrj
  • Eefd/ufrj
  • UFRJ ESTUDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!