UFF faculdade

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

Carl Menger - Pai da Economia

1. INTRODUÇÃO
Carl Menger contribuiu revolucionariamente para a teoria do valor, juntamente com outros dois economistas, Walras e Jevons. Ele não aceitava essateoria, anunciando que não era o trabalho que determinava os preços de uma mercadoria, mas sim, a utilidade/escassez do bem.
 
2. CARL MENGER
O economista Carl Menger inicia sua investigaçãoprecisamente na ação humana, na ação dos indivíduos, levando em conta a característica universal da humanidade, isto é, a diferença entre os homens. Reconhece ela, portanto, que os indivíduos são diferentesentre si, que existe uma escala de valores particular e individual, ou seja, reconhece que os gostos e as preferências são individuais.
A descoberta da noção de utilidade marginal no final do séculoXIX veio renovar a teoria econômica. O interesse clássico pela produção, oferta e custo, dará lugar, nas teorias modernas, ao consumo, procura e utilidade. Avançando então nos princípios levantados porMenger, chegamos a sua definição de valor, que é “a importância que determinados bens concretos – ou quantidades concretas de bens – adquirem para nós, pelo fato de estarmos conscientes de que sópoderemos atender às nossas necessidades na medida em que dispusermos deles”. Um bem não econômico pode ser útil, mas ele não terá valor para nós. A confusão entre utilidade e valor tem gerado problemasnas teorias econômicas. O ar que respiramos, tem utilidade para todos, mas nem por isso os indivíduos atribuem um valor econômico para ele.
Esta teoria baseia-se de que um indivíduo que consomevárias porções de um mesmo bem vai obtendo uma satisfação decrescente. A satisfação proporcionada pela última porção consumida, a menos útil, determina o valor do bem. Digamos que, a cada momento, cadaindivíduo escolhe satisfazer o seu desejo mais intenso, de modo que a intensidade de todos os seus desejos se mantém equilibrada.
É fácil de entender. Imagine que um indivíduo esteja necessitando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnografia sobre a Faculdade de Direito da UFF
  • Uff-exercicios
  • Engenharia uff
  • Uff
  • UFF GEOGRAFIA
  • uff descritivo
  • filosofia UFF
  • PIGEAD UFF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!