Tuilo

742 palavras 3 páginas
Este é um ótimo texto para refletir com os alunos a nossa própria cultura. O autor nos permite realizar um distanciamento, ao descrever nossas práticas culturais como se fossem de um grupo “exótico” e “selvagem”, criando, desta forma, um estranhamento (e até mesmo uma repulsa).
Recomendo que o professor leve o texto impresso, distribua aos alunos e faça uma leitura em voz alta com todos ao mesmo tempo. Em seguida, pergunte o que acharam e incentive-os a criticar e apontar as “bizarrices” desta estranha sociedade. Depois de um tempo, o professor revela que Nacirema é American ao contrário. Com a descoberta, a discussão ganha outra dimensão.
Ritos corporais entre os Nacirema*
Trata-se de um grupo norte-americano que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e os Tarahumare do México, e os Caribe Arawak das Antilhas. Pouco se sabe sobre sua origem, embora a tradição relate que vieram do leste. Conforme a mitologia dos Nacirema, um herói cultural, Notgnihsaw, deu origem à sua nação; ele é, por outro lado, conhecido por duas façanhas de força: ter atirado um colar de conchas, usado pelos Nacirema como dinheiro, através do rio Po-To-Mac e ter derrubado uma cerejeira na qual residiria o Espírito da Verdade.
A crença fundamental referente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é desviar estas características através do uso das poderosas influências do ritual e do cerimonial. Cada moradia tem um ou mais santuários destinados a este propósito. Os indivíduos mais poderosos desta sociedade têm muitos santuários em suas casas e, de fato, a referência à riqueza de uma casa, muito frequentemente, é feita em relação ao número de tais centros rituais que possua. Muitas casas são construções de madeira, toscamente pintadas, mas as câmeras de culto das mais ricas têm paredes de pedra. As famílias mais pobres imitam as ricas, aplicando placas de

Relacionados

  • Jkahsjdfha zsdfha sdf
    358 palavras | 2 páginas
  • Re lendo Identidades de genero entre homossexuais 0033 NEW 1
    7586 palavras | 31 páginas
  • Modelo contratos
    16001 palavras | 65 páginas
  • Libras Que Lingua E Essa Audrei Gesser
    28751 palavras | 116 páginas