Tuberculose

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Introdução
Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas podem afetartambém rins, intestinos e ossos; a transmissão é pela saliva (tosse, fala, expectoração) e leite de vaca contaminado. O tratamento vem com antibiótico (período de uns 6 meses dependendo da gravidade)e a prevenção é a vacina BCG.
Mapa do Brasil com os principais focos

Apresentação de gráficos relativos as cidades


Medidas de prevenção e cura

Tosse seca e contínua se apresentandoposteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração,eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreçõespulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não sejainterrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema desaúde, através de seus postos municipais de atendimento.

A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida dapopulação, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Como ocorre a transmissão e os agentes causadores
A tuberculose é uma doençainfecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • Tuberculose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!