SEXUAKIDADE

1251 palavras 6 páginas
CURSO: PSICOLOGIA - III PERÍODO – MATUTINO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II
PROFª ADRIANA PACÍFICO

CASAMENTO E SEXUALIDADE NA MEIA IDADE – (40 -65 ANOS)

SÃO LUÍS
2011
ANA CRISTINA RODRIGUES FERREIRA
CINTYA FERRARI
CHRISTIANNE BACELAR
GIANNY FALCÃO
SANDRA JAQUELINE DE MEDEIROS
SEBATIÃO JÚNIOR
VANESSA SANTOS

CASAMENTO E SEXUALIDADE NA MEIA IDADE – 40 à 65 ANOS

Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras na Disciplina de Psicologia do desenvolvimento II, para obtenção de nota referente à segunda avaliação.
Orientadora Profª. Adriana Pacífico

SÃO LUÍS
2011
SEXUALIDADE

Sexualidade não é apenas uma marca característica da juventude. Embora ambos os sexos sofram perdas na capacidade reprodutiva em algum ponto da idade adulta – as mulheres tornam-se incapazes de ter filhos e a fertilidade dos homens começa a diminuir – o prazer sexual pode continuar durante toda vida adulta. Muitas pessoas de meia-idade possuem preocupações relacionadas com a sexualidade e com o funcionamento reprodutivo, tais como: menopausa nas mulheres e climatério masculino nos homens. A menopausa ocorre quando uma mulher para definitivamente de ovular e de menstruar e quando não é mais capaz de conceber um filho; geralmente se considera que ocorra um ano após o último ciclo menstrual. Em 80% das mulheres, isso ocorre entre 45 e 55 anos; em média, aproximadamente aos 51 anos (Avis,1999; Merrill e Verbrugge,1999). Para muitas mulheres, a menopausa é um sinal de transição para a segunda metade da vida adulta – uma época de mudanças de papéis, de maior independência e crescimento pessoal.
O modo de ver a menopausa pode depender do valor que a mulher atribui a ser jovem e atraente, de suas atitudes em relação aos papéis das mulheres e de suas circunstâncias pessoais. Uma mulher sem filhos pode ver a menopausa como a finalização da possibilidade da maternidade; uma mulher que teve

Relacionados