TSORO

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
TSORO:
Tsoro tem origem no Zimbábue, um país no sul da áfrica e deve seu nome a um complexo de construções antigas chamado de Grande Zimbábue ou “Grande Casa de Pedra” onde viviam os antigosgovernantes de um grande império conhecido por suas ricas minas de ouro.
Tsoro Yematatu significa “jogo de pedra jogado com três” e era jogado pelas crianças de Zimbábue, como o nome do jogo sugere, compedras em tabuleiros desenhados no chão de terra. Hoje as crianças usam tampinhas de garrafas, comuns também por lá, mas continuam desenhando o tabuleiro no chão de terra.


Apresentação:
O Tsroro éjogado em um tabuleiro em forma de triângulo isósceles dividido  ao meio por uma linha vertical e outra horizontal. Cada ponta do triângulo e cada cruzamento das linhas é uma casa do tabuleiro. Cadajogador dispõe de três peças de mesma cor que inicialmente ficam todas fora do tabuleiro.


Objetivo:
Ser o  primeiro jogador a completar uma linha de três peças suas. Há 5 maneiras diferentes de fazê -lo.


Movimentação:
Decide-se na sorte quem começa a partida.Os movimentos são alternados.Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça vazia do tabuleiro. Depois que todas as peças tiverem sido colocadasrestará apenas 1 casa vazia. Cada jogador, na sua vez, move uma de suas peças para uma casa vizinha, vazia. É permitido saltar sobre uma peça, sua ou do adversário. Este jogo pode demorar muito temposem que um dos jogadores consiga fazer o alinhamento. Sugerimos que façam uma regra que diz quando  e como declarar empate.


Material:
• O tabuleiro do jogo
• 03 peças pretas
• 03 peças claras
Regrasdo Jogo:
– Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
– Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi
ocupado;
– Quando todas as 06 peças (três de cada jogador)estiveram nos seus devidos lugares, move-se
uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
– Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
– Ganha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!