Trabalho Termografia Gulherme Joe e Thales

436 palavras 2 páginas
TRABALHO DE
MANUTENÇÃO ELÉTRICA
– TERMOGRÁFIA –
APLICAÇÕES,MÉTODOS E
EQUIPAMENTOS
ALUNOS: GUILHERME, JÔE E THALES.

Definição: O que é Termografia?
Técnica de medição, sem contato, do campo de temperatura de uma superfície, através de uma imagem gerada pela radiação térmica no infravermelho emitido pela superfície.

Termografia na Manutenção
A termografia é a técnica que permite o acompanhamento das temperaturas dos equipamentos utilizados na produção, sem a necessidade de parada destes, a partir da formação de imagens térmicas conhecidas como termogramas. A partir da imagem é possível identificar um índicio fora do funcionamento, permitindo assim realizar uma intervenção programada para a realização da correção do problema, reduzindo perdas de produção e com custos de manutenção.

Definição: O que é Termografia?

Aplicações:
A
termografia está fundamentada na manutenção "Preventiva e Preditiva" em diversos segmentos, tais como: indústrias metalúrgicas, químicas, têxteis, siderúrgicas, plásticos, cimento, petroquímicas, papel e celulose, condomínios comerciais e residenciais, etc. Dadas suas características de fácil visualização e velocidade, a termografia permite a inspeção de grande quantidade de equipamentos em "curto espaço de tempo" .

Aplicações:
Na Parte Elétrica:
Consiste na detecção de componentes aquecidos em toda rede de energia elétrica
(linhas de transmissão, subestações, motores elétricos, painéis elétricos média e baixa tensão, etc.). Esse aquecimento poderá ser devido a um mau contato, oxidação, desgaste ou mesmo sobrecarga de circuito. A não detecção antecipada desses problemas, provavelmente, resultará numa interrupção do processo produtivo e conseqüentemente ônus à produção .

Equipamentos:
Termovisores são equipamentos construídos para fazer leitura da energia irradiada no espectro infravermelho.
Em outras palavras, são equipamentos capazes de ver o calor irradiado por qualquer corpo.
Funcionam como câmeras fotográficas, mas
seus

Relacionados