Tricuriase

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA





































OLINDA, DEZEMBRO DE 2014
Crislâne Marques de Oliveira
Mellina Raysa Silva Praxedes
Tania Maria da Costa















TRICURÍASE

Trabalho apresentado como requisito parcial para
aprovação na disciplina de Microbiologia médica,
no Curso de Hemoterapia,
da Faculdade de Ciências Humanas deOlinda,
para Professora Vânia Braz.















OLINDA, DEZEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO

A tricuríase, também conhecida como tricuriose ou tricocefalose, é uma doença intestinal (parasitos alojam-se principalmente na mucosa do ceco), mas que pode afetar o cólon, o apêndice, e mais raramente o íleo. Causada pelo Trichuris trichiura, popularmente conhecido como verme chicote, tem infestação geralmenteparalela a do Ascaris. Na maioria dos casos, o parasitismo é silencioso, porém os pacientes, dependendo da sua condição física ou até mesmo condições gerais de vida, acabam por contrair um número muito elevado de vermes e então passam a sofrer de perturbações intestinais que podem ser tão graves e levar à morte.
TRICURÍASE

Etiologia

A patologia é causada pelo nematelminto Trichuris trichiura,que se aloja geralmente no intestino grosso e em infecções leves a moderadas, estes vermes habitam frequentemente o ceco e o cólon ascendente de hospedeiros. Nas infecções mais graves, eles habitam também o cólon distal, o reto e a porção distal do íleo. São vermes redondos de tamanho pequeno ou médio, filiformes em sua porção anterior e fusiformes posteriormente, dando a eles um aspecto dechicote. T. trichiura é também denominado tricocéfalo ou triciuro. Os vermes adultos medem de 3 a 5 cm de comprimento, sendo os machos um pouco menores que as fêmeas. Na extremidade anterior do segmento delgado está a boca, seguida pelo esôfago, bastante longo e delgado. A parte mais posterior contém o intestino, o reto (cloaca) e os órgãos reprodutores. As fêmeas e os machos têm os órgãos sexuaissingelos. Os vermes adultos sempre se encontram com a porção anterior mergulhada na mucosa, de onde retiram seu alimento. A parte posterior do macho é bem mais enrolada que a fêmea.
Os ovos têm forma muito característica, elíptica parecendo um barril ou uma bola de futebol americano, com casca tripla, de tonalidade castanha; contêm uma célula ainda não dividida. Nos extremos do ovo, há dois tampõestransparentes, por onde se dará a eclosão da futura larva. Os ovos não embrionam enquanto no interior do intestino humano. A formação de uma larva tem lugar no meio exterior, ao fim de 11 dias em temperatura de 35ºC; de 3-4 semanas a 26ºC e só ao fim de 4 a 6 meses se a 15ºC.
Ciclo de vida

1. As fêmeas fecundadas se libertam do ceco e migram para a região retal e anal.
2. Elas atravessam o ânusdo hospedeiro e depositam seus ovos na pele da região perianal, onde causam intenso prurido.
3. Os ovos não-embrionados são liberados pelas fezes de indivíduos contaminados.
4. No meio externo, o ovo começa a embrionar, mas a larva não abandona a casca.
5. O embrião se desenvolve no ambiente e se torna infectante.
6. Estes ovos contaminam água, alimentos, mãos e objetos em contato com o solo e sãoingeridos pelo homem;
7. No homem, o ovo do verme cai no estômago, sofre ação de suco gástrico onde o ovo libera o embrião;
8. A larva vai direto para o intestino grosso ficando lá por três meses até a maturação e reprodução, recomeçando o ciclo.
9. Podem permanecer no organismo humano por até 8 anos.

Patogenia
O número de espécimes de T. trichiura que vive no intestino grosso dos humanos variamuito, mas está compreendida entre 2 e 10 helmintos. A grande maioria dos indivíduos parasitados é assintomáticos. A gravidade da tricuríase depende da carga parasitária, mas também apresentam fatores importantes como a idade do hospedeiro, estado nutricional e distribuição dos vermes adultos no intestino. Porém se for elevada pode ocorrer extensa necrose da mucosa intestinal com hemorragias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enterobiose e Tricuríase
  • TRICURÍASE: Trichuris trichiura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!