tres triangulos viciosos

Páginas: 15 (3589 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013
Uma tradução que fiz a alguns anos






Triângulos viciosos africanos
Um apelo à “Ohacracia”: uma sócio-política tolerante1
Pantaleon Osondu Iroegbu
(Tradução Célio leite Corrêa)

Chaire Hoover
&
Seat of Wisdom Seminary, Nigeria

Introdução
Eu proponho, aqui, uma teoria ético-política: “Ohacracia” que ajudará resolver situações muito difíceis de países africanos. O dilema geralafricano esta aqui analisado em três triângulos viciosos que estão entrelaçados. A opção pode ser “ohacracia”, i. é., comunidade-centrada.

1. Os três triângulos viciosos
1.1. Por que triângulos e não círculos, no círculo não se tem como saber onde começa e onde termina. Assim um círculo vicioso permanece embaraçosa e continuamente a solucionar.
Um triângulo é menos emaranhado. Há juntasvisíveis. Seu vício tem uma junção identificável para a resolução. Nos triângulos viciosos africanos os pontos de solução são visíveis. Podemos vê-los. O que são estes triângulos?

1.2 Os três triângulos da figura, ver próxima página, nós temos:
(1) Um macro-triângulo: religioso-moral-humano (r-m-h);
(2) Um meso-triângulo: político-econômico-social (p-e-s);
(3) Um micro-triângulo:ignorância-pobreza-doença (i-p-d).



r

p

i




p d

e s

m h

Relações : r-m-h p-e-s
p-e-s i-p-d
i-p-d r-m-h

O micro triângulo situa-se dentro do meso-triângulo o qual em seu turno situa-se dentro do macro-triângulo e isso é significante. Embora estejam separados em termos de problemática, uma ligação interna, enraizada influência causadora dos seustriângulos-matrizes.
Globalmente vistos os três triângulos são um esquema. Um triângulo tem o outro como contexto, ambos existencial e funcionalmente. Como figuras das suas relações logo fica claro há uma osmose de influência geral, um com outro triângulo.

1.3. Suas relações
1.3.1. Por sermos desintegrados religiosamente, termos uma visão sem astúcia e visão curta e uma moral inautêntica, temos poucaintegridade humana, interior e exteriormente. Nossa baixa integridade humana inclui nossa péssima visão que temos de nós mesmos, como indivíduos e comunidade. Há um complexo de inferioridade generalizado que às vezes se manifesta em nosso modo de ver com inferioridade nossa cultura, idioma e estilo de vida africano geral. O triângulo e completado em um refluxo de vapor de “café fraco” religioso e de umproselitismo nunca satisfeito.

1.3.2. Por sermos politicamente invejosos, instáveis, e orquestrados, nós estamos economicamente em servidão e em flagrante desequilíbrio.
E por temos um desconforto pela desorganização econômica, vivemos em tumulto sócio-cultural de uma mistura confusa. Que se retraduz ela própria em nossa irresponsabilidade num sem sentido político. Desse modo a estupidezpolítica “leva para o brejo” a economia que conduz ao trágico canibalismo social.

1.3.3. Por sermos ignorantes, sem educação, e por isso culpados por aguardar um conhecimento de desenvolvimento essencial, enquanto isso estamos condenados a um pobreza horrível: de mente e corpo material. Nossa pobreza se une à nossa ignorância para ficarmos desamparados frente à doença. Caímos doentes. Não podemosnos curar. Não podemos trabalhar devido a nossa doença. Ficamos mais pobres, mais ignorantes e as doenças se multiplicam. E o triângulo é completado e o vício confundido2. Cada triângulo tem dois aspectos: interno (nacional), externo (internacional). Aspectos em termos de problemas e constrangimentos.

1.4. Sintetizando, em todos, há uma cadeia de conexões evidente, presente entre os três pontosde contatos de cada triângulo, e entre os três triângulos mesmos. A conexão global é o funcionamento interno. Há um forçado fluxo interno religioso-moral-humano, esfera político-econômico-sociais e o drama da ignorância-pobreza-doença.
Aquela tríade de vícios é uma condição de situação concreta desligada que come os ocupantes do continente africano. A comunicação inter-relacional é traçável...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AREA DO TRIÂNGULO NO PLANO ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS.
  • Triângulos
  • Triângulos
  • Triangulos
  • Triangulo
  • Triangulo
  • Triangulo
  • triangulos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!