Resenha: Os sentidos do trabalho – Estelle M. Morim

854 palavras 4 páginas
Os sentidos do trabalho – Estelle M. Morim

Síntese do Texto

Inicialmente o texto expõe que ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma vaga, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente.
Logo após Morin expõe que o trabalho representa um valor importante exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores e também sobre sua satisfação e sua produtividade. Assim, de acordo com a mesma, os problemas de desempenho organizacional dependem da organização do trabalho e, mais precisamente, do grau de correspondência entre as características das pessoas e as propriedades das atividades desempenhadas.
Dessa forma, o comprometimento com o trabalho seria o principal indicador de quão eficaz é uma organização, sendo que a organização do trabalho deve oferecer aos trabalhadores a possibilidade de realizar algo que tenha sentido, de praticar e de desenvolver suas competências, de exercer seus julgamentos e seu livre arbítrio, de conhecer a evolução de seus desempenhos e de se ajustar.
Três estados psicológicos teriam, assim, um impacto importante na motivação e na satisfação de uma pessoa no seu trabalho: o sentido que uma pessoa encontra na função exercida, o sentimento de responsabilidade que ela vivencia em relação aos resultados obtidos e o conhecimento de seu desempenho no trabalho.
A autora enfatiza também que um trabalho tem sentido para uma pessoa quando ela o acha importante, útil e legitimo e elenca quais são as três características que contribuem para dar sentido ao trabalho, a saber, a variedade das tarefas, a identidade do trabalho e o significado do trabalho para o indivíduo e também para a sociedade.
Em relação aos princípios da organização do trabalho, Morin expõe que a reunião de tarefas, a formação da unidade natural de trabalho, o estabelecimento de relações do tipo cliente fornecedor, o enriquecimento das tarefas e a colocação em prática de mecanismos de feedback sobre o desempenho que

Relacionados