Treinamento Admissional

Páginas: 9 (2203 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
TREINAMENTO ADMISSIONAL – ENFERMEIRO


A adaptação de novos funcionários em locais de trabalho cada vez mais complexos tem sido um dos desafios enfrentados pelas organizações. Para facilitar essa adaptação as organizações que contratam grandes números de funcionários têm adotado programas formais de orientação dos recém-admitidos.
Esses programas têm recebido diferentes denominações: programade orientação (WERTHER; DAVIS SILVA; PEREIRA; BENKO), programa de orientação inicial (LEITE, PEREIRA), treinamento prévio (SANTOS), treinamento de indução (CHIAVENATO), programa de ambientação (AQUINO) e programa de integração (CHIAVENATO, BERGSTEIN).
WHERTHER; DAVIS justifica a adoção de programas de orientação afirmando que, “embora os recém-admitidos estejam qualificados para o trabalho,quando passam por um processo de seleção há necessidade de compreenderem os procedimentos e as políticas da organização, conhecerem as demais pessoas com quem trabalham e serem treinadas para executar as suas funções.”

Esses programas tem a finalidade de informar o novo empregado sobre vários aspectos da vida funcional e social da instituição. Falhas nessa etapa podem comprometer o exercício de umaatividade criando dificuldades no desempenho profissional (SANTOS). Geralmente esses programas possuem duas fases: a integração do funcionário novo na organização e a integração do funcionário novo no setor de trabalho.

As aulas da primeira fase são geralmente ministradas pelos profissionais de recursos humanos, que transmitem informações sobre a história e a filosofia da empresa, suaestrutura organizacional, normas e regulamentos, planta física, direitos e deveres do pessoal, os benefícios, a descrição e os deveres do cargo. Na segunda fase, o chefe do setor onde o funcionário novo será alocado assume a responsabilidade de integrá-lo, orientando-o sobre a instituição, apresentando-o na equipe e auxiliando-o na aquisição de conhecimentos específicos tanto sobre sua função, como sobrea estrutura e o funcionamento do setor. Geralmente esse treinamento inicial ocorre no período de um a três meses.

Alguns benefícios são reportados, tais como: a diminuição da sensação de isolamento, diminuição da apreensão e ansiedade que tornam os indivíduos menos aptos a aprender; por outro lado dão mais segurança aos indivíduos e com isso estes necessitam de menos atenção de colegas esupervisores; há também diminuição de críticas e repreensões dos superiores, o que os tornam mais depressa parte da organização e menos inclinados a se demitirem. (WERTHER; DAVIS).

Os programas de integração reduzem o período de adaptação ao trabalho, fornecem ao elemento supervisor oportunidade de orientar o novo funcionário corretamente, antes que outro o faça da forma errada; diminuem anecessidade de ações corretivas e penalidades devido ao desconhecimento dos regulamentos da empresa; fornecem subsídios para o empregado vencer o medo do desconhecido que dificulta o alcance da produção ideal e diminuem o número de demissões. Fica claro que o objetivo dos programas de integração de novos funcionários é a fixação dos mesmos em seus locais de trabalho.

A política de integração dasempresas tem por objetivo propiciar ao trabalhador condições satisfatória de trabalho, a fim de torná-lo uma pessoa satisfeita e, consequentemente, produtiva. Embora um programa de treinamento possa tornar-se eficaz, se forem bem organizados, há necessidade de ser verificado se ele está atingindo seu objetivo e se as estratégias empregadas estão sendo eficazes. (AQUINO).

Precisa-se verificar se osbenefícios esperados com a adoção de programas de treinamento de integração estão ocorrendo de fato, isto é, se estão facilitando a adaptação dos novos funcionários a seus locais de trabalho.

Atualmente é desenvolvido em duas fases.

A primeira é ministrada na Educação Continuada do Serviço de Apoio
Educacional do Departamento de Enfermagem, em nove dias úteis, 6 horas diárias. Em relação ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo certificado treinamento admissional
  • Processo Admissional
  • Teoria dos Admissionais
  • Exame admissional
  • ASO Admissional
  • Procedimento Admissional
  • Exame admissional
  • Exame admissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!