Trefilação, laminação e extrusão

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
Trefilação

Trefilação ou Estiramento é um processo mecânico realizado em uma condição térmica ambiente, fria ou quente, que consiste na passagem de uma barra, perfil, tubo ou fio, por uma matriz denominada fieira (dispositivo que realiza o processo de trefilação), por meio de uma força de tração, alterando o diâmetro inicial, para um diâmetro final que seja desejado. Neste mesmo processoocorre a retirada de impurezas superficiais por meios físicos e químicos.
Geometria de uma fieira

Geometria de uma fieira

Trefilação a Frio:
Feita em metais de rede Cúbito de Face Centrado é realizada a uma temperatura bem baixa sendo o fio puxado pela tarracha da trefila fazendo com que seu comprimento aumente, diâmetro diminua e volume continue o mesmo. Após este processo o fio sofre umaumento da sua resistência mecânica e de redução da sua ductilidade (propriedade de sofrer deformações plásticas), caracterizando o denominado efeito de encruamento.
A velocidade da trefilação vai depender do material e da redução desejada do mesmo.
Trefilação a Quente:
Feita em metais de rede Cúbito de Corpo Centrado e de rede Hexagonal Compacto, exige que esses metais sejam aquecidos a umadeterminada temperatura para que possam passar pelo processo de trefilagem. O material obtido recupera suas características originais após resfriado.

2

É necessário lembrar que alguns defeitos podem ocorrer em ambos processos de trefilação, são esses defeitos: rasgo na superfície, carepa muito forte, bobina mal enrolada, dimensões fora das especificações e, diferença de espessura entre asextremidades de um fio.

Entre algumas das vantagens da trefilagem estão:
* O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
* A precisão dimensional obtida é grande;
* A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;
* O processo melhora as propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmicoadequado, a obtenção de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química.



3
Laminação

É um processo atua na forma do material, modificando a estrutura de um material geometricamente. Para isso, há necessidade da influência de agentes mecânicos externos; que são os meios de se realizar tal processo.
Na laminação, os agentes mecânicos são os cilindros de trabalho emmovimento de rotação, acionados pelo conjunto de motores e caixas de transmissão, que geram energia suficiente para causar a deformação do material que está sendo laminado.
Esses cilindros podem ser:
-Retilíneos (laminação de produtos planos);
-Canais entalhados (laminação de produtos não planos).
O uso deste processo tem como vantagens a alta produtividade e o controle dimensional do produtoacabado que pode ser bastante preciso.
A laminação de produtos planos tem como objetivo produzir chapas de determinada espessura a partir de chapas mais grossas, ou de blocos ou lingotes. A laminação de produtos não planos visa produzir barras (redondas, quadradas, chatas) ou perfis (cantoneiras, vigas, trilhos etc.) reduzindo a largura e espessura destes materiais.

Laminador Universal.

4Laminação Quente:
A temperatura de trabalho se situa acima da temperatura de recristalização do metal da peça, a fim de reduzir a resistência à deformação plástica em cada passagem e permitir a recuperação da estrutura do metal evitando o encruamento para os passes subsequentes. A laminação a quente, portanto se aplica a operações iniciais (operações de desbaste), onde são necessárias grandesreduções de seções transversais.
Principais defeitos das chapas laminadas a quente:
Rugosidade: Afetando toda a largura da chapa, é constituída de finas partículas de carepa engastada na superfície, que desaparecem depois da decapagem, deixando um aspecto áspero.
Marcas de Cilindros: Tem origem numa irregularidade na superfície do cilindro de trabalho e que, a cada rotação, são reproduzidas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extrusão , trefilaçao e laminação
  • Laminação, trefilação e extrusão
  • Extrusão e trefilação
  • Laminação e trefilacao
  • laminação e trefilação
  • Extrusão e Trefilação
  • trefilação e extrusao
  • trefilação e extrusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!