Tratamento acustico de ambientes

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TRATAMENTO ACÚSTICO DE AMBIENTES
A figura abaixo mostra uma solução arquitetônica para o caso do tempo de reverberação elevado, comum nas salas grandes ou com altura (pé-direito) elevada: o rebaixamento do teto. Além de diminuir o volume da sala e aumentar o nível de iluminação pelo abaixamento das luminárias, podem ser usadas placas absorventes de som, que diminuem ainda mais o tempo dereverberação.

Outra solução inteligente, principalmente nas salas grandes (como no caso do auditório mostrado na foto ao lado), é o uso de painéis suspensos, em sequência, pendurados no teto com 4 cabos metálicos (cada um) e com inclinação projetada para direcionar o som para certas áreas do auditório. O efeito acústico será aumentado, se esses painéis forem feitos com material adequado para os finsa que se propõem. Uma curiosidade, no caso da colocação de painéis acústicos nas paredes laterais, é que deve-se dar preferência, por exemplo, a 4 painéis de 1 metro quadrado cada (1m2) do que um único de 4 m2; a explicação é que as laterais ou bordas também contribuem para a atenuação do som.

CONTROLE DO RUÍDO
Para tentar diminuir o ruído, deve-se conhecer:
1 – a fonte do ruído (onde ele égerado)
2 – O caminho que percorre (transferência do ruído)
3 – O receptor (o ouvido ou lugar onde se percebe o ruído)
Na fonte do ruído se tenta atenuá-lo ou diminuí-lo. Ex.: motor de bomba de água em um edifício; podemos trocar o motor por outro mais silencioso, ou montá-lo sobre molas para evitar a transferência do ruído à estrutura, ou recobrir todo o motor com camada de materialabsorvente de ruído.
Na transferência do ruído primeiro precisamos identificar como ele se transmite.
1 – se pelo ar;
2 – se por impacto em uma massa sólida. Ex. estrutura de um edifício.
EXISTEM:
• ISOLANTES ACÚSTICOS: que servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos;
• ABSORVENTES ACÚSTICOS: que servem para reduzir a energia de um somrefletido por uma superfície do mesmo ambiente. As placas rígidas e planas refletem muito sem absorver. Podem ser considerados como “espelhos” para a reflexão do som.

Material Refletivo

As superfícies formadas por materiais fibrosos ou porosos absorvem o som.

Material Absorvente

O esquema acima mostra como as rugosidades provocam reflexões dentro das cavidades, que ajudam a absorver aenergias sonora.
Os coeficientes de absorção e de reflexão se definem como:
A = Som absorvido / Som incidente
R = Som Refletido / Som incidente
Onde: A + R = 1, ou seja, A = 1-R
MATERIAIS FIBROSOS E POROSOS Após muitas reflexões sobre as superfícies dos poros, o som é dissipado como calor. Tendem a ser mais eficientes para as altas frequências
■ Espuma acústica
Lã mineral em placa
Forro deteto em fibra mineral
PAREDES HOMOGÊNEAS Quando a espessura da parede é dobrada o isolamento aumenta ± 4dB, sendo maior para altas frequências
(“Lei da Massa”).
■ Desvantagens Geram peso excessivo e perda de espaço interno;
■ PAREDES COMPOSTAS Não obedecem à “Lei da Massa”. Costumam apresentar IRS maior que paredes homogêneas, com a mesma espessura.

■ Corte
Transversal
MATERIALEspuma de poliuretano polieter auto-extinguível com película de PVC; ■ ALGUMAS APLICAÇÕES Centrais de ar condicionado, ambientes com equipamentos hospitalares, laboratoriais e alimentícios■ DEMAIS CARACTERÍSTICAS:
Contém aditivos acaricidas, bactericidas e fungicidas que evitam a proliferação dos microorganismos, protegendo a superfície do revestimento contra bolores, mofo e odoresprovenientes de bactérias e outros agentes.
ESPUMAS ACÚSTICAS: NO FIRE
■(Espuma acústica “Sonique mod. No Fire”; Cor: branco gelo)
■ DESEMPENHO ACÚSTICO:
■ Eficiência semelhanMATERIAL Espuma de poliuretano polieter auto-extinguível com textura mais aerada que a “Sonique Aseptic”;
■ APLICAÇÕES Indicado para utilização em locais onde a segurança contra o fogo é fator determinante; CHAPAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tratamento acustico
  • Tratamento acústico
  • tratamento acustico
  • tratamento acústico
  • Tratamento acustico em estudio de gravação
  • Tratamento acustico para cinema
  • Acustica
  • Estudo Acústico em Ambientes Hospitalares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!