O racismo no brasil

Páginas: 12 (2766 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU – CESUFOZ


CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO


















ANÁLISE DO FILME “PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”.

























Foz do Iguaçu junho de 2009.


CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU – CESUFOZ


CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO





















ANÁLISE DO FILME“PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”.






Trabalho para horas complementares
com peso de 30 horas.
Professor: Hiran
Alunos:


Foz do Iguaçu junho de 2009.




INTRODUÇÃO


Neste trabalho vamos mostrar um pouco sobre a questão do racismo, no Brasil, e como é a sua situação do negro no país. Também serámostrada a situação do negro no mundo e como é a visão deles a respeito do tal. Ainda vamos citar as cotas raciais, e como essa lei é vista.




O RACISMO NO BRASIL


Falar de relações raciais no Brasil sempre constituiu um tabu, principalmente pela forma como essas relações foram construídas ao longo dos tempos. O processo de escravidão, e a cultura que se estabeleceu graças a ele, deixoumarcas profundas que repercutem ainda hoje. Uma das razões para o aprofundamento do preconceito velado no Brasil é o fato de que a história relegou ao negro o papel de figura passiva, mera mão de obra escrava e, até pouquíssimo tempo, os livros didáticos ensinavam que o negro foi escravizado porque se adaptava melhor à situação de trabalho forçado, coisa que não aconteceu com os povos indígenas.Maior absurdo é que este tipo de impropério era ensinado como se fosse coisa séria. A difusão de idéias como essa colaborou para que uma imagem menor do negro enquanto indivíduo fosse construída ao longo da história, e ajudou inclusive para que se firmasse uma idéia de incompetência em relação aos afro-descendentes
Este e outros fatores ajudam a entender as razões que levaram os negrosdesenvolverem uma baixa auto-estima em relação á própria etnia, o que não é de se surpreender.
Obviamente este perfil vem sendo alterado principalmente entre os que tiveram acesso à educação formal e outros que encontraram formas alternativas de construção de suas identidades. Aliás, outras formas de construção de identidade vêm em primeiro lugar, como as provenientes de movimentos como o hip-hop e aconvivência em outros grupos intimamente ligados à cultura afro-brasileira tais como congado, capoeira e outros todos eles capazes de conferir ao indivíduo um fator identificador alternativo aos meios de comunicação.
O fato é que a influência do negro na cultura nacional recebeu um lugar de pouca importância em nossa história, isso quando aspectos culturais dos povos africanos não foramsistematicamente marginalizadas como no caso de manifestações religiosas como o Candomblé.
Um dos grandes passos recentes foi à inclusão do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. O acesso a uma disciplina como essa ajuda na formação de uma visão mais ampla de cultura por parte dos alunos. A matéria entrou oficialmente no currículo das escolas a partir de 2003, resta saber se existemprofissionais capacitados em número suficiente para suprir a demanda. Em todo caso já é um alívio saber que perceberam a necessidade de se levantar este tipo de discussão. A lei em questão reza que seriam incluídos estudos sobre a história da África, luta dos negros no Brasil e o papel do negro na formação da identidade nacional.
O racismo é algo que aqui no Brasil é proibido, previsto comsanções, alem de ser super imoral. Uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que a população negra cresceu significativamente e se torna aos poucos maioria. Apesar disso, a desigualdade ainda se impõe no contexto social.
Quem olha ao redor no seu ambiente de trabalho constata que há muito poucos colegas negros. Chefes, então, são raríssimos. Se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O racismo no Brasil.
  • O racismo no brasil
  • Racismo no Brasil
  • Racismo no brasil
  • Racismo no Brasil
  • Racismo no brasil
  • racismo no Brasil
  • racismo no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!