Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH

Páginas: 40 (9889 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma doença psíquica que tem como principais manifestações: hiperatividade, desatenção, dificuldade de concentração por longos períodos e dificuldade de manter a vigília. O diagnóstico da patologia é complexo e envolve observação clínica, avaliação psicológica e histórico escolar e familiar. O presente trabalho realiza uma revisãobibliográfica visando identificar e conhecer a atuação do psicólogo junto à pacientes com TDAH. Apesar da literatura apontar que a etiologia do transtorno envolve predisposição genética e questões ambientais, estudos demonstram que a atuação do psicólogo junto ao paciente é essencial em diversos aspectos e em todas as etapas, seja na identificação ao observar o comportamento do sujeito nas esferasescolar, familiar e social, a seguir pelo diagnóstico, apontando as relações indivíduo/ambiente, seja no tratamento da patologia, ao focar na compreensão e adaptação em relação à doença, incluindo o acompanhamento junto a seus pais (família), proporcionando uma melhor qualidade de vida para o paciente.
1.Introdução
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma doença psíquica quetêm como principais manifestações a hiperatividade, desatenção, dificuldade de concentração por longos períodos e dificuldade de manter a vigília. De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder - DSM-IV, o transtorno é categorizado em três grupos distintos: TDAH tipo combinado, TDAH tipo predominantemente desatento e TDAH tipo predominantemente hiperativo. O diagnóstico é dedifícil identificação e só é possível quando o indivíduo inicia o período escolar e apresenta os sintomas em pelo menos 2 ambientes distintos. (COUTINHO, G. et al, 2007)
A literatura não é convergente ao elucidar uma etiologia para a doença, pois o diagnóstico da mesma é complexo. Porém, hipóteses envolvendo fatores hereditários e genéticos não devem ser descartadas. Alguns aspectos quedificultam um diagnóstico correto são desde comorbidades a comportamentos típicos da infância, como a desatenção e a hiperatividade que tendem a amenizar ou desaparecer com o desenvolvimento humano. Não obstante, a falta de consenso entre os profissionais e a não existência de baterias especificas para o diagnóstico do TDAH geram grandes equívocos em relação ao transtorno, já que muitos profissionais daárea da saúde diagnosticam o transtorno a qualquer paciente que apresente um mínimo indício relacionado à desatenção ou hiperatividade (COUTINHO, G. et al, 2007).
Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a doença e identificar como o profissional em psicologia poderá auxiliar o portador de TDAH com ênfase na criança e sua família, em seu tratamento. Com uma abordageminterdisciplinar, que inclui o tratamento farmacológico e psicossocial, a figura do psicólogo se torna crucial junto à família e ao paciente.
Em pesquisa realizada, observou-se que a grande maioria dos artigos sobre o tema são voltados para o aspecto biológico do transtorno, relacionados aos sintomas neurológicos dando ênfase ao tratamento farmacológico. Por outro lado, esta pesquisa tem a intenção deabordar o lado psíquico do transtorno identificando os aspectos emocional e psicológico do indivíduo com TDAH, auxiliando, direcionando e amenizando os sintomas, oferecendo a possibilidade de um melhor convívio com o transtorno e o alcance eficaz de uma melhor qualidade de vida.
2. Metodologia
O presente estudo foi desenvolvido através de revisão nas bases de dados Pepsico, Scielo e Google Acadêmico.A interdisciplinaridade também esteve presente no processo com o direcionamento de diversos professores, de acordo com as respectivas disciplinas do 2º módulo do curso de Psicologia da UNA. Tem o objetivo de descrever o que é o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e a atuação do psicólogo junto à criança e sua família. Foram utilizados os seguintes descritores: TDAH, criança,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah)
  • Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade TDAH
  • Tdah – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
  • Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (tdah)
  • Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade
  • Tdah
  • Tdah-transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!