herbicidas

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
HERBICIDAS INIBIDORES DA FOTOSSINTESE
1-INTRODUÇÃO
Para identificar herbicidas é útil agrupá-los de acordo com seu mecanismo de atuação nas plantas e estrutura química básica. De forma geral os herbicidas que pertencem ao mesmo grupo químico apresentam sintomas similares nas plantas susceptíveis embora exista exceções á regra (zimdhal, 1993). Também pode haver forte similaridade nos sintomasmostrados pela planta nos herbicidas de famílias químicas diferentes. Mais que apresentam o mesmo mecanismo de ação.
2-MECANISMOS DE AÇÃO
O mecanismo de ação é a forma específica pela qual um herbicida interfere de modo significativo em determinado processo biológico (Kissmann, 2003).

3-HERBICIDAS INIBIDORES DA FOTOSSINTESE

3.1- FOTOSSISTEMA II

Os inibidores da fotossíntese sãoconsiderados inibidores do transporte de elétrons (Balke, 1985).
A inibição da fotossíntese acontece pela ligação deste grupo ao sitio de ligação da Qb, da proteína D1, do fotossistema II, a qual localiza na membrana dos tilacóides dos cloroplastos, causando, por consequência, o bloqueio de transportes de elétrons da Qa para Qb. Isso interrompe a fixação de CO2 e a produção de ATP e NADPH2, os quaissão elementos essências pra o crescimento e desenvolvimento da planta. A morte das plantas, entretanto, na maioria dos casos ocorre por causa de outros processos.
A peroxidação dos lipídeos é auto catalítica e se espalha para outros lipídeos constituintes de membrana, como as dos cloroplastos e de outras estruturas celulares. Estas reações acabam por promover a destruição das membranas e a perdada clorofila resultando no aumento de tamanho e desorganização dos tilacóides e de outras membranas celulares (Bartels ,1985a).
O processo de peroxidação acontece basicamente pela interrupção do fluxo de elétrons no fotossistema II, que gera um estado energético tão elevado da clorofila (estado triplet), que sobrecarrega o efeito de atenuação de energia promovido pelos pigmentos carotenóides. Oexcesso de clorofila triplet pode iniciar o processo de peroxidação de lipídeos por meios mecanismos (Dan Hees, 1994b).
Nesse estado, elas dão origem a uma reação em cadeia formando radicais livres (R*) como: oxigênio singleto (102), superóxido (02-), radical hidroxila (OH*) e peróxido de hidrogênio (H202), que irão peroxidar os lipídios das membranas, formando novos radicais lipídicos, tambémcapazes de oxidar outros lipídios de membranas, levando assim as plantas tratadas à morte (FUERST & NORMAN, 1991; GRONWALD, 1994; VIDAL, 1997).
As plantas possuem mecanismos para evitar o estresse oxidativo produzido normalmente em pequeno grau durante a fotossíntese. Entretanto, quando as plantas são tratadas com inibidores do FSII, a quantidade de radicais produzidos ultrapassa a capacidade dedestoxificação desses mecanismos.
Entre eles estão a ação dos carotenóides, presentes nas membranas dos tilacóides, que protegem contra 102, 3Chl e peroxidação lipídica, dissipando o excesso de energia da clorofila na forma de calor e a ação do a-tocoferol (vitamina E), que protege contra a peroxidação lipídica e do OH*, ambos presentes nas membranas do tilacóide (HALL & RAO, 1980; FUERST & NORMAN,1991; SANDMANN et al.., 1991; GRONWALD, 1994; SALISBURY & ROSS, 1994).

Os herbicidas atualmente em uso e que apresentam mecanismo de ação de inibição da fotossíntese são pertencentes a três principais grupos químicos: triazinas, uréias substituídas e uracilas. O local de ação destes herbicidas é na membrana do cloroplasto, onde ocorre a fase luminosa da fotossíntese, mais especificamente notransporte de elétrons (Christoffoleti, 1997).

A planta se torna suscetível a um herbicidas quando o mesmo se acopla ao composto Qb, componente do sistema fotossintético não existindo a produção ATP. Já numa planta daninha resistente há um processo de mutação no composto QB de tal maneira que o herbicida não consegue acoplar-se ao composto, impedindo o transporte de elétrons.

Portanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Herbicidas
  • herbicidas
  • Herbicidas
  • Herbicidas
  • Herbicida
  • Herbicidas
  • herbicida
  • Herbicidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!